Pesquisar este blog

CPT

CPT - Centro de Produções Técnicas

Postagens populares

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Reparo de Fonte ATX

A Fonte ATX

         Todo computador tem sua fonte e cada uma tem sua potência, mas devido as circunstâncias vamos colocando mais periféricos ex: HD - Placa de vídeo - Placa Hifi - DVD - Bluray etc. mas tudo isso consome energia da fonte e caso ela não esteja preparada vai queimar, no mercado existem muitas fontes de diversas potências, umas com potência real e outras não exemplo de uma fonte com potência real.

Fonte 500 w reais Wisecase

          Agora vamos ver como calcular se uma fonte tem a potência correta.
toda fonte de alimentação possui seis saídas: +3,3 V, +5 V, +12 V, -5 V, -12 V e +5 VSB (também chamado "standby"). Nesta etiqueta há descrita a corrente que cada uma dessas saídas é capaz de fornecer. A corrente é dada em uma unidade chamada Ampere (A). Para saber a potência que cada uma dessas saídas fornece, basta multiplicar a tensão (em volts) pela corrente (em amperes). No caso das tensões negativas, você não deve considerar o sinal de menos.

Vamos tomar o exemplo real da fonte Troni PS-400S, que é rotulada como sendo de 400 W. Vamos ver qual é a potência real desta fonte. As suas saídas fornecem as seguintes correntes:
15 A (+3,3 V)
29 A (+5 V)
11,5 A (+12 V)
0,5 A (-5V)
0,5 A (-12 V)
1,5 A (+5 VSB)

Temos então as seguintes potências:
49,5 W (+3,3 V x 15 A)
145 W (+5 V x 29 A)
138 W (+12 V x 11,5 A)
2,5 W (-5 V x 0,5 A)
6 W (+12 V x 0,5 A)
7,5 W (+5 VSB x 1,5 A)

Photobucket - Video and Image Hosting

Para obtermos a potência total da fonte não podemos simplesmente somar todas as potências individuais porque as fontes de alimentação para PCs usam um conceito chamado potência combinada – aliás, somar todas as potências individuais é uma das formas de se enrolar a potência total da fonte. Para as saídas de +3,3 V e +5 V você deve considerar somente o valor da maior potência entre essas duas saídas (no nosso exemplo, devemos considerar 145 W da saída de +5 V e ignorar o valor 49, 5 W da saída de +3,3 V). Na prática, isso significa somar o valor de todas as potências individuais, ignorando, porém, o valor da potência da saída de +3,3 V.

Aplicando esta regra, temos que a nossa fonte de alimentação é de 299 W (145 W + 138 W + 2,5 W + 6 W + 7,5 W) e não de 400 W como está rotulada!

e assim teremos o valor real da fonte, mas cada vez que colocamos mais periféricos no computador a potência será consumida e sendo assim, quando ultrapassar o total da fonte, acontecerá a queima da mesma, agora tem dois caminhos, ou você compra uma, que seria o correto, pois seu computador está consumindo muita potência, mas digamos que sua fonte está com potência correta e mesmo assim sua fonte queimou, e tem aquela pergunta, porque queimou ? existem diversas explicações para o fato ocorrido, pode ter sido uma subida de energia, pode ter sido cansaço dos componentes da fonte, etc, a primeira coisa que o usúario tem que entender é que, o problema pode ter surgido do seu estabilizador, ele é um dos culpados de fonte queimadas, porque o mercado está cheio de estabilizadores que não estabilizam nada, eu sempre indico aos meus clientes que utilizem um isolador e se puder um nobreak, estabilizador só os antigos é que funcionam bem, mas voltando a fonte queimada, vou mostrar uma fonte, que está tendo o seguinte defeito: Quando se liga o micro a fonte liga e desliga, para poder encontrar o defeito tem que se retirar a fonte do computador ( obs: só faça se tiver conhecimentos de eletrônica ),  com a fonte fora do micro veja a foto abaixo.

Fonte retirada





Fonte aberta 1 foto

A fonte como podemos ver é dividida por sectores, para podermos numa inspecção rápida verificar se tem algum capacitor com defeito, é simples de verificar e não requer aparelhagem nenhuma, o capacitor estando estufado ou rompido na parte superior, já indica que deve ser retirado e trocado, outros componentes também são fáceis de verificar.


Outra visão
Outro problema muito simples é chamado de solda fria, onde a soldagem dos componentes fica soltando do mesmos, para poder realizar a verificação, teremos que retirar os parafusos da placa e virar a mesma, veja foto abaixo.


parte de baixo da fonte

   Depois de realizar uma verificação encontrei o problema, que por sinal foi bem simples, veja a foto do componente que deve ser trocado.


Queima de um resistor.

realizando a troca do componente a fonte voltou a trabalhar normalmente.

Esquemas de fontes ATX


Nenhum comentário :

Postar um comentário