Pesquisar este blog

CPT

CPT - Centro de Produções Técnicas

Postagens populares

Melhorar Fonte Genérica



O filtro de ruídos em


fonte de microcomputador

Melhore a filtragem da fonte de microcomputador PC .
 A maioria das fontes para microcomputador made in China não possuem um filtro de entrada para bloquear transientes e ruídos provenientes da rede elétrica. Modifique e instale facilmente o filtro na fonte do seu computador.
As maiorias das fontes de microcomputadores são de qualidade duvidosa, algumas mal dimensionadas e com um mínimo de componentes para funcionar colocam em risco o seu computador ou seu trabalho, ocasionando erros no sistema operacional ou travamentos frequentes da máquina. O filtro de ruídos que nos referimos não tem nada a ver com aquela tomada onde plugamos todos os periféricos e conectamos a rede elétrica.
Trata-se de alguns componentes instalados dentro da fonte do computador, justamente na entrada da rede elétrica e com uma função importante que é bloquear os ruídos da rede elétrica.


          Inicialmente observe as duas fontes apresentadas.
 
  


 

 

 

 

 

Na figura acima temos duas fontes normalmente encontradas no mercado ou já instaladas no interior dos computadores que encontramos nas lojas.
  Na fonte sem filtros, realmente não encontramos nenhuma proteção contra a entrada e saída de ruídos, encontramos na verdade, os lugares destinados a tais componentes vazios ou com jumpers (arames) para deixar apenas passar a corrente elétrica.


Na fonte com filtros, encontramos choques de RF e capacitores especiais, especialmente dimensionados para funcionarem como filtros na entrada da rede e na saída das tensões para os circuitos do computador, bloqueando todo tipo de ruídos proveniente da rede elétrica ou mesmo os gerados dentro da própria fonte. Veja as figuras abaixo.

 






Facilmente podemos modificar estas fontes e instalar os filtros inexistentes, com isso poderemos melhorar a fonte e nos precaver de possíveis travamentos e reinícios inesperados do computador.
    Os componentes necessários para a montagem dos filtros de entrada de rede poderão ser encontrados em outras fontes sucateadas, dentro de monitores, impressoras, etc…
Você vai precisar de um indutor toroidal com núcleo de ferrite, capacitor “X” de .22uF- 275 Volts, capacitor cerâmico “Y” de 2K2 pf- 2000 Volts .


Iniciamos a instalação pelo indutor toroidal.


Se for necessário, faça novos furos na placa da fonte com broca de 2 mm, depois encaixe o indutor no local indicado.

O próximo passo é instalar o capacitor “X”, este componente não é polarizado, isto é, podemos instalar sem observar a posição dos terminais na placa.


O próximo passo é a instalação dos capacitores cerâmicos “Y”, observe no circuito que estes capacitores possuem um terminal ligado diretamente ao pino terra. A quantidade pode variar, dependendo do fabricante, pode ter apenas um capacitor para ser instalado, geralmente é encontrado 3 lugares vazios para a instalação dos capacitores “Y”. Localize na placa locais vazios com o símbolo do capacitor e com a indicação CYn (n = número do capacitor).


Para a instalação dos indutores de saída da fonte, podemos encontrar os indutores também em fontes abandonadas. Os tipos mais usados apresentam poucas espiras de fio esmaltado grosso (1.5mm a 2 mm de diâmetro) enrolados num pequeno bastão de ferrite.

 
Devemos observar o tipo do indutor e se há o lugar reservado para cada componente na placa.
 

Os indutores de saída para a placa mãe são encontrados com as indicações L1, L2… Ln e geralmente estão ligados diretamente ao cabo de alimentação da placa mãe. No seu lugar encontraremos um arame que deverá ser retirado para a instalação do indutor. Caso não tenha os lugares reservados na placa da fonte deixaremos sem instalar.

Vejamos a seguir a fonte com o filtro de ruídos instalado na entrada da rede elétrica, a colocação do indutor toroidal, o capacitor “X” e os capacitores cerâmicos de 2K2/2000V soldados diretamente na placa da fonte.


                             Importante

A função dos capacitores eletrolíticos de 220uf/200 v é filtrar a corrente DC retificada pelos quatro diodos retificadores encontrados na entrada da rede.
Dependendo do valor destes capacitores, eles conseguem manter o computador funcionando por uma fração de segundo a mais no momento de uma piscada rápida da energia e também no momento do acionamento do nobreak. Temos notado que a troca destes capacitores por valores mais altos, a incidência de reinícios inesperados do computador por piscada na energia tem diminuído.


Troque-os por capacitores eletrolíticos de 330uf/200V ou se tiver espaço na placa, troque por capacitores eletrolíticos de 470uF/200V. Isso manterá o computador funcionando por uma fração de segundo a mais, quando acontecer o acionamento dos relês do nobreak ou do estabilizador evitando reinícios ou travamentos inesperados do computador.

                                    Observação

O diâmetro do fio dos enrolamentos dos indutores está relacionado com a quantidade de corrente elétrica que circula pelo circuito. Procure retirar os indutores de fontes abandonadas com a mesma potência, na qual está instalando o filtro. A posição ideal dos filtros no circuito é o mais próximo possível dos pontos onde o ruído é gerado. Isto significa que cada circuito capaz de gerar ruído deve ter seu próprio filtro.





 

 







 
 

 

 

 

 

Um comentário :

  1. Muito obrigado pelo artigo, tenho um pc comum e não queria gastar 300 conto pra comprar uma fonte boa, obrigado!

    ResponderExcluir