Pesquisar este blog

CPT

CPT - Centro de Produções Técnicas

Postagens populares

sábado, 14 de maio de 2011

Reparo do Monitor Samsung Syncmaster 2063 UW

         Aqui estamos com um Monitor Samsung LCD com problema, quando ele é ligado não aparece imagem e o led fica piscando.


Para podermos abrir este tipo de monitor, teremos que iniciar retirando a base e depois, iremos continuar retirando os parafusos, vide foto abaixo.

Retirando os parafusos, teremos que abrir a tampa com auxilio de uma placa de fenolite ou um cartão inutilizado.



Utilizar este método em todas as laterais.


Dando Continuidade ao reparo, a tampa já foi retirada.


Retirar a tampa esquerda


Desligar as conexões do lado esquerdo
Preste atenção nas cores.


saiba retirar as conexões, para não danificar.


Repare que cada conexão tem um tamanho diferente
e cada uma delas tem uma trava segurando.


Com todas as conexões desconectadas vire a tampa
teremos acesso as placas
Esquerda placa da fonte
Direita placa controladora
Realizar uma verificação visual nas soldas e caso requeira
realizar a resoldagem.


Nesta visão temos a placa controladora
Realizando uma inspeção visual, nada anormal.


Nesta visão temos a placa da fonte
realizando uma inspeção visual, encontrei o possivel
problema, um capacitor aberto, terei que retira-lo
e trocar.


Nesta tela mostro os dois capacitores, onde o do lado direito
apresenta um pequeno furo e o do lado esquerdo se apresenta
estufado, sinal que levou alguma carga, todos dois deverão ser
trocados.
Referências dos dois: 1000 pf por 16V


Local para retirada dos componentes.


Realizei a troca dos componentes e fiz os testes, tudo ok
recoloquei as placas, fechei o monitor e fiz o teste, abaixo
o monitor voltou a funcionar perfeitamente.


Pronto aqui está o resultado do reparo do monitor.
OBS: este reparo foi um problema simples, porque, o úsuario
me relatou que o problema ocorreu após uma falta de energia, e sendo
assim me indicou o possível problema.

Este tipo de monitor não é tão simples como o tutorial
aparenta, tem que ter um conhecimento de eletrônica digital

Caso tenha alguma dúvida entre em contato pelo email
feralima@bol.com.br

11 comentários :

  1. Ola, terei que trocar os capacitores do meu monitor, gostaria de saber se todos eles são 1000 pf por 16V; grato pelo tutorial, me ajudara muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Albert se é o mesmo modelo, eles são de 1000 por 16, antes de comprar é bom verificar ok, abraços

      Excluir
  2. Cara to com o monitor desse ai, so q um negossinho da webcam dele saiu, e fico um buraco, nao sebe se tem jeito de eu consseguir um otro desse ai nao ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia vico, se a webcam dele saiu como voce fala, pegue a mesma e procure no mercado livre, é possivel achar a mesma dando a referência do monitor, faça uma pesquisa no google quem sabe voce encontra alguem que tenha ela parada em casa e possa lhe vender, abraços e Boa sorte.

      Excluir
  3. Bom dia Fernado
    Acabei de achar sua página por acaso. Dei uma olhada e parabenizo pelo seu trabalho e as respostas que pude acompanhar.
    Por acaso eu tenho esse monitor que está parado a quase um ano, pois um dia quando fui liga-lo ele não quis. Na época eu fiz uma verificação e percebi (se assim eu estiver certo) que faltava um sinal de 3v no sensor onde tocamas pra ligar. Verifiquei os capacitores e me parecia que estavam todos bom. Você tem alguma idéia do que pode ser? Abraços e mais uma vez parabéns pela página.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia meu amigo, o problema de seu monitor fatalmente está na entrada da corrente, porque se voce toca no sensor e não liga é porque a fonte não está liberando, verifique os diodos perto dos capacitores e um CI que controla a corrente, ficam todos perto dos capacitores, pena que não tenho o esquema do mesmo se não poderia ajudar mais, abraços e se tiver dúvidas entre em contato, abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Ola amigo tenho um monitor desses passei ums dias sem usar quando fui usar ficou so com uma litra braca em cima o que pode ser ,troquei 3 capacitores ele ligou com a tela meia vermelhada usei ums dias e depois voltou o mesmo problema o que pode ser? denislincon@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Denis, dizer o que está acontecendo com o monitor é muito vago, aparentemente pode ser defeito na tela e não vale a pena realizar troca, mais como disse é muito vago eu confirmar isso, teria que realizar uma verificação completa para poder afirmar com certeza, leve o monitor para um técnico de confiança e peça para dar uma olhada, abraços.

      Excluir
  6. os capacitores que troquei foran de 820uf 25v foram os mesmo que eu encontrei em uma loja de peças serar que nao e isso?outo problema que percebi e que na placa que eu coloquei os capacitores esta com um zumbido,tipo como se estivesse em curto algo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Denis, tem como vc bater umas fotos, porque os capacitores que foram retirados na postagem eram de 1000 pF por 16v e esse zumbido que está escutando pode ser outro ou outros capacitores, tentei achar o circuito deste monitor na rede e só encontrei pago, vou continuar procurando para dar uma melhorada no post, abraços.
      OBS:mande fotos para meu email feralima@bol.com.br

      Excluir