Pesquisar este blog

CPT

CPT - Centro de Produções Técnicas

Postagens populares

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Eletrônica Transformador 4 Fios

TRANSFORMADOR PARA ENTRADA EM 110/220V COM PRIMÁRIO A QUATRO FIOS

O primário dos transformadores 110/220V a quatro fios é formado de duas bobinas para 110V eletricamente isoladas entre si, como ilustrado na Fig.21.
Fig.21 Transformador com primário a quatro fios.
Para ligação em 220V, as duas bobinas do primário devem ser ligadas em série, como pode ser visto na Fig.22.
Fig.22 Ligação em 220V.
É importante observar que, nesta ligação, o fim da bobina primária superior está ligado com o início da bobina inferior. Essa ordem não pode ser modificada.
 Em um transformador para entrada 110/220V com primário a 4 fios, a ligação para 220V é feita colocando as bobinas do primário em série, observando a identificação dos fios.
Para a ligação em 110V, as duas bobinas do primário têm que ser ligadas em paralelo. A Fig.23 mostra a ligação para 110V.
Fig.23 Ligação para 110V.
Também na ligação para 110V, a ordem de ligação dos fios é importante.
Conforme mostra a Fig.23, na ligação para 110V os inícios de bobinas são ligados juntos e os fins também.
 Em um transformador para entrada 110/220V com primário a 4 fios, a ligação para 110V é feita colocando as duas bobinas primárias em paralelo, respeitando a identificação dos fios.
A troca de tensões 110/220V pode ser realizada através de uma chave HH, como mostrado na Fig.24. Na posição 110V os terminais I1 e I2 ficam em ponte através da chave e conectados a rede. Os terminais I2 e F2 também.
Fig.24 Chave HH na posição 110V.
Na posição 220V, I1 e F2 ficam direto à rede e F1 e I2 ligados em ponte, como ilustrado na Fig.25.
Fig.25 Chave HH na posição 220V.
A Fig.26 mostra o aspecto real da ligação.
Fig.26 Ligação do transformador com primário a quatro fios.

INSTALAÇÃO DE FUSÍVEL E CHAVE LIGA/DESLIGA

Em todo o equipamento elétrico ou eletrônico é necessário dispor de dispositivos de comando tipo liga/desliga e de dispositivos de proteção que evitem danos maiores em caso de situações anormais.
Tanto os dispositivos de controle como os de proteção, normalmente são instalados na entrada de energia do circuito, antes do transformador.
Para a proteção do equipamento normalmente se utiliza um fusível, cuja função é romper-se caso a corrente absorvida da rede se eleve, devido alguma anormalidade.
Normalmente o fusível também é colocado antes do transformador. A Fig.27 mostra as posições da chave liga/desliga e do fusível de proteção.
Fig.27 Chave liga/desliga e fusível de proteção.
O fusível é dimensionado para um valor de corrente um pouco superior a corrente necessária para o primário do transformador. Havendo uma sobrecarga, o fusível se rompe, cortando a entrada de energia do transformador.
Alguns equipamentos tem mais de um fusível, colocando um fusível geral antes do transformador e outros após, de acordo com a necessidade.
A Fig.28 mostra o aspecto real de um circuito de entrada de energia de um aparelho eletrônico.
Fig.28 Circuito de entrada típico.

Identificação dos terminais das bobinas do primário

Observa-se que tanto na ligação para 110V como para 220V, a ordem de início e fim das bobinas é importante. Normalmente os quatro fios do primário são coloridos e o esquema indica os fios, como ilustrado na Fig.29.
Fig.29 Identificação dos terminais do transformador.
A Fig.30 mostra como seriam realizadas as ligações para 110 e 220V usando o transformador apresentado como exemplo.
Fig.30 Ligações para 110 e 220V.
Quando não se dispõe do esquema do transformador com as cores dos fios, é necessário realizar um procedimento para identificá-los, uma vez que caso a ligação seja realizada incorretamente, o primário do transformador será danificado irreversivelmente. O procedimento é o seguinte:
·        Identificar com o ohmímetro o par de fios que corresponde a cada bobina.
Sempre que o ohmímetro indicar continuidade, os dois fios medidos são da mesma bobina, como pode ser visto na Fig.31.
Fig.31 Identificação dos fios de cada bobina.
Esse procedimento, além de determinar os fios de cada bobina permite testar se as bobinas do transformador estão em boas condições.
·        Separar os pares de fio de cada bobina e identificar os fios de cada uma delas com início e fim (I1, F1 e I2, F2), como ilustrado na Fig.32.
Fig.32 Separação e identificação dos fios das bobinas.
A identificação de início e fim pode ser feita aleatoriamente em cada bobina. Posteriormente, essa identificação será testada para verificar se está correta.
·        Interligar as bobinas do primário em série.
·        Aplicar no secundário uma tensão CA de valor igual a tensão nominal do secundário.
Por exemplo, em um transformador 110/220V para 6V (6VCA no secundário), deve-se aplicar a tensão de 6V no secundário.
No transformador usado como exemplo, aplicando 220V no primário, obtém-se 6V no secundário.  Isto significa que, aplicando 6V no secundário, deve-se obter 220V no primário (em série).
Assim, pode-se verificar se a identificação dos fios está correta medindo-se a tensão nos extremos do primário.
Medindo-se 220V nos extremos do primário, a identificação está correta. Por outro lado, encontrando-se 0V, a identificação está errada.
Nesse caso, para corrigir a identificação, deve-se trocar apenas a identificação de uma das bobinas (I1 por F1 ou I2 por F2), como mostrado na Fig.33.
Fig.33 Correção da identificação de uma das bobinas.
É conveniente repetir o teste para verificar se os 220V são obtidos no primário.
 
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário