Pesquisar este blog

CPT

CPT - Centro de Produções Técnicas

Postagens populares

Aprenda a Formatar seu PC ou Notebook.

FORMATANDO E INSTALANDO O WINDOWS XP ou Windows 7
Existem dois modos mais comuns para formatar um HD: a partir de um Pen Drive ou a partir do CD-ROM.
Como estou supondo que o usuário possua o CD de instalação do sistema operacional desejado ( pois sem ele não poderá prosseguir ) irei  ensinar a formatação e instalação via CD-ROM. Posteriormente, neste mesmo Blog, ensinarei a técnica de formatação via Pen Drive ( que é muito igual ao Cd-Rom ).
 
Antes de Iniciar ( FAÇA BACKUP ( COPIA DOS SEUS DADOS ))

1 - Insira o CD-ROM do Windows XP e reinicie seu computador.
2 – Antes de começar a carregar o Windows, ele pedirá que você pressione
qualquer tecla para iniciar via Cd-Rom.

Caso a mensagem para dar boot pelo CD não apareça, reinicie o computador, aperte DEL ou F8 e ative essa opção (veja como alterar o boot para CD no manual da placa-mãe )

 
Tela vulgarmente chamada de BOOT

3 - Neste momento, aperte tecla ( Barra de Espaço ). Aguarde enquanto o sistema carregar os arquivos necessários (o que leva algum tempo, dependendo da velocidade do seu micro). Na verdade, formatar e instalar o sistema operacional exige mais tempo e paciência do que habilidades propriamente ditas, como mostrarei a você nos próximos passos.

3 - CARREGANDO O SISTEMA DE INSTALAÇÃO DO WINDOWS

4 – Pressione “ENTER” para iniciar a formatação de seu HD. Existe uma ferramenta extra nesta tela ( assunto para outro Post ) que se chama console de recuperação. Ele é extremamente útil para consertar diversos problemas que possam vir a ocorrer no micro.

4 – SELECIONANDO A PRIMEIRA OPÇÃO, INSTALAÇÃO E FORMATAÇÃO.

5 – Aqui encontramos o contrato que a Microsoft apresenta a seus novos clientes. 

 5 – LICENÇA A SER ACEITA PELO USUÁRIO ANTES DE PROSSEGUIR COM A INSTALAÇÃO.

6 – Se você possuía algum Sistema Operacional instalado, ele irá reconhecer o diretório de instalação e pedir para que você pressione “ESC” para continuar.
Após isso, pressione a tecla “D” para apagar a partição existente . Pressione “ENTER” para confirmar a exclusão da partição. Agora pressione a tecla “L” para confirmar de vez a exclusão. Observe que o sistema confirmará 2 vezes para que sua partição seja apagada. Isso inclui perda total de dados, daí o motivo de tanta insistência minha para que você faça os backups ( cópias de segurança ). Volte a essa mesma tela e pressione “C” para criar uma nova partição.

6 – INICIANDO O PROCESSO DE PARTICIONAMENTO

7 – Ele irá lhe mostrar a capacidade máxima de seu HD e irá pedir para que você entre com o tamanho desejado para sua partição. Destine a quantidade de dados que acha necessário para sua partição. Se optar por apenas uma, destine tudo para essa partição. Existe aqui uma opção de criar mais de uma partição.
Você pode, por exemplo, usar uma partição para instalar o sistema, e outra, para guardar dados. Para isso basta informar o tamanho desejado para a primeira partição, concluir, e depois pressionar “C” novamente para criar a segunda partição, com o espaço que sobrou.
Essa é uma excelente técnica para quando precisar formatar e instalar o windows em seu PC novamente. Com duas partições (o windows em uma e seus dados em outra), você pode formatar seu HD sempre que precisar e sem perder seus dados, ja que a partição onde eles estão assegurados não será deletada. Tente balancear a quantidade de espaço que irá destinar para seus dados. Ela deve ser maior que a quantidade destinada para o windows. Num HD de 400 GB , por exemplo, tente deixar 100 para o windows e 300 para seus dados.
Em um de 800GB, reserve 200 para o windows e 600 para seus dados. Os 200 GBs serão necessários pois lá que ficarão armazenados os programas instalados no sistema. 


7 –DEFININDO O TAMANHO DE SUAS PARTIÇÕES.

 

 8 - A partição foi criada com sucesso. Mas ela apenas estará apta para uso após a formatação. Escolha a partição que deseja formatar (e consequentemente instalar o windows) e pressione “ENTER”.


8 – PRESSIONE “ENTER” PARA INICIAR O PROCESSO DE FORMATAÇÃO DO DISCO.

9 – Aqui começa o processo de formatação. Ele perguntará se você deseja fazer formatação rápida ou completa. Selecione a completa toda vez que estiver formatando uma partição para instalação de um Sistema Operacional (aquela que “NÃO” possuí “<RÀPIDA>” na frente). E perguntará também qual sistema de arquivos deseja (FAT32 ou NTFS), para melhor performance o Windows trabalha com NTFS.

 9 – SELECIONE O TIPO DE FORMATAÇÃO DESEJADA E O TIPO DE SISTEMA DE ARQUIVOS

10 – Nessa tela ele pergunta, por questão de segurança, se quer realmente continuar. Pressione “ENTER” para prosseguir com a formatação.

10 – Nessa tela ele pergunta, por questão de segurança, se quer realmente
continuar. Pressione “ENTER” para prosseguir com a formatação.

11 – Aqui começa a formatação. Pode sair para tomar um cafezinho, releia este manual , leia os próximos passos, enfim, relaxe um pouco, pois geralmente é um processo bem demorado.



12 – Aguarde mais um bocado enquanto o sistema copia os arquivos necessários para iniciar a instalação do windows. Podem ocorrer nesta tela, pequenos erros de cópias de arquivos se o CD de seu Windows XP foi gravado a uma velocidade muito alta (sistemas operacionais devem ser gravados a baixas velocidades, 4x, 8x se possível!) ou se ele estiver sujo ou riscado. Se acontecer algum problema como esses, substitua o CD.

12 – AGUARDE ENQUANTO OS ARQUIVOS DE INSTALAÇÃO SÃO COPIADOS.

13 - Se você conseguiu chegar até aqui, com certeza os outros passos serão moleza. Na primeira vez tudo é desconhecido e assustador, mas depois de duas ou tres formatações, você começa a pegar o rítimo da coisa. Agora o sistema será reiniciado.

13 – REINICIANDO O SISTEMA PARA INICIAR A INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP.

14 - O sistema será reiniciado e pedirá para que você pressione uma tecla para iniciar do Cd-Rom. Não pressione nada, pois dessa vez iremos iniciar do HD.

14 – INICIANDO A INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP.

15 – Bem, você terá que esperar mais um pouco agora enquanto o sistema é instalado. Lembrando que o tempo estimado pode variar de micro para micro.

Obs: Se em algum momento aparecer a tela ( Erro Fatal - Também chamada tela azul da morte ) algum problema aconteceu e terá que ser resolvido para continuar com a instalação.

15 – AGUARDE ENQUANTO O SISTEMA É INSTALADO.

16 – Nas etapas seguintes ele irá lhe fornecer algumas opções de configurações básicas, como data, hora, tipo do teclado. Para isso clique em “DETALHES”. Se não estiver interessado, pode clicar diretamente em avançar.

16 – CLIQUE EM “AVANÇAR” PARA CONTINUAR OU EM DETALHES PARA CONFIGURAR.

17 - Teclados “ABNT2” são os que possuem a tecla “Ç”, os que não possuem são classificados como “BRASIL PADRÃO”. Escolha o seu. Após configurado clique em avançar.

17 – CLIQUE EM “DETALHES” PARA ACESSAR AS CONFIGURAÇÕES.

18 - Na próxima tela entraremos com ao menos o nome do usuário. A organização pode ser descartada.

 18 – DIGITE SEU NOME E CLIQUE EM “AVANÇAR” PARA CONTINUAR.

19 - Agora você deverá entrar com o serial de seu Sistema Operacional. Pode ser encontrado na caixinha do cd, no manual que acompanha o micro ou colado em forma de selo em alguma parte do gabinete(geralmente nas laterais).

 19 – ENTRE COM O SERIAL E CLIQUE EM AVANÇAR PARA PROSSEGUIR.

20 – Coloque um nome para seu computador e entre com uma senha para o sistema. Aconselho você entrar com uma senha e anotá-la próxima ao computador, para que todos de sua casa a utilizem quando precisar. Essa senha pode evitar que engraçadinhos que se dizem “HACKERS” , mas que não passam de “CRACKERS” acessem remotamente seu sistema e outras coisas mais. Para aumentar a segurança do sistema, você pode, ainda, criar uma conta de administrador e várias contas de visitantes. Assim a conta administradora ficará restrita a você e ninguém poderá fazer “coisas ruins” com seu micro.

20 – ENTRE COM UM NOME PARA O COMPUTADOR E UMA SENHA DE SEGURANÇA.

21 – Configure data, hora e fuso horário de seu sistema para prosseguir. Se configurar a data e a hora corretamente e ao iniciar o Windows perceber que elas estão incorretas (geralmente com anos de atraso!) você pode estar com um problema na pilha do computador (sim, ele tem pilha, bateria mais especificamente, idêntica ao de um relógio de pulso). Se for o caso abra o PC, identifique essa bateria e troque-a.

 21 – CLIQUE EM AVANÇAR PARA CONTINUAR.


 22 – Essa opção você deverá configurar dentro do Windows. Se estiver em uma rede, pode configurá-la agora e se possuir um gateway na rede (computador conecta-do a internet que prove internet para os outros micros da rede), já poderá sair utilizando a internet logo na instalação, para registrar o sistema junto
a Microsoft.
Caso contrário deixe em “CONFIGURAÇÕES TÌPICAS” e clique em “AVANÇAR”.

22 – A MENOS QUE QUEIRA CONFIGURAR A REDE AGORA, DEIXE COMO ESTÁ E CLIQUE EM “AVANÇAR”.


23 – CLIQUE EM “AVANÇAR” PARA CONTINUAR.

24 – Agora resta aguardar até que a instalação seja concluída. Após ele terminar, irá tentar configurar sua placa de video automaticamente. Apenas clique em “OK” para continuar.


25 – Esta é a tela de apresentação do Windows. Resta seguir alguns poucos passos para finalizar a instalação.

25 – PROCESSO DE INSTALAÇÃO EM SUA FASE FINAL.

26 – Na próxima tela ele perguntará se você deseja se registrar agora. A escolha é sua. Se tiver internet disponível vá em frente. Caso contrário é melhor deixar para depois da instalação.

26 – ESCOLHA UMA OPÇÃO E CLIQUE EM AVANÇAR.

27 – Aqui você poderá cadastrar as pessoas que utilizarão o computador. Se você possue família ou amigos com quem compartilhar o micro, é melhor criar as contas. Esse processo fornece muita privacidade aos usuários.

27 – CRIE AS CONTAS NECESSÁRIAS DIGITANDO OS NOMES NAS CAIXAS DE DIÁLOGO E CLIQUE EM “AVANÇAR”.

28 – Estamos chegando na fase final de instalação do Windows. Apenas clique em concluir para finalizar a instalação.

28 – FIM DA INSTALAÇÃO. CLIQUE EM “CONCLUIR” .

29 – Formatar e instalar o Windows se resume a isso. 30 passos simples e mais ou menos 1 hora. Você precisará apenas instalar os drivers do sistema para concluir. Parabéns por ter chegado até aqui. Espero que você tenha apressiado o tutorial e que ele tenha atendido suas expectativas. 


 
Abaixo em video uma instalação do windows 7

 


Nenhum comentário :

Postar um comentário