Pesquisar este blog

CPT

CPT - Centro de Produções Técnicas

Postagens populares

quarta-feira, 20 de março de 2013

Recuperação Fonte ALLIED

Fonte Allied.

Modelo SL-8270BTX
PSU 250W SFX12V
Intervalo de entrada: 90V ~ 180V ~ 132Vac ou 253Vac
Freqüência: 47 ~ 63Hz
Corrente de entrada: 6A/4A 200W @ 115/230 Vac
Eficiência: 65% em plena carga, linha nominal.
Ventilador 12V refrigeração interna
MTBF 50.000 horas
Aprovação UL, CSA, FCC
Dimensão 3,94 "(D) x 4.92" (W) x 2.5 "(H) - polegadas
atualizar para muitos e-Máquina modelos
Conector:
1x 24pin MB conector
1x 4 pinos conector de +12 V
Conector de alimentação 3x periférica
1x conector SATA
1x conector de alimentação de disquete

Esta fonte é classificada como uma fonte Real, mas teve um problema, houve ligação errada da fonte e com isso a queima da mesma, como é uma fonte de qualidade parti para sua recuperação, ao abri a fonte encontrei o primeiro problema, o fusível queimado e fiz a troca, utilizando uma lâmpada de série tornei a ligar para poder testar e a fonte não armou, então voltei aos testes e encontrei um novo problema, segue as fotos.


Na entrada da fonte existe um circuito de filtro, tudo ok

siga o esquema de uma fonte ATX ( sempre vai ser o mesmo circuito com algumas diferenças )


  • ATENÇÃO: Para testar a fonte, já que esta funciona diretamente com tensão da rede, é recomendado que se conecte uma lâmpada em série de 100w pois não sabemos se ainda há algum curto.
  • Se o fusível F1 estiver queimado, antes de trocar recomenda-se medir os díodos ou a ponte rectificadora D1. Os díodos conduzem corrente apenas num sentido. Se conduzirem nos dois sentidos da ponta de prova do ohmímetro significa que estão queimados (curto) e precisam ser substituídos. Em nenhuma situação solde um arame no lugar do fusível.
  • Verificar se os condensadores electrolíticos (C3 e C4) do filtro não estão defeituosos. Visualmente podemos verificar se não estão estufados ou com líquido no exterior, com um ohmímetro verificar se estão em curto.
No caso desta fonte o defeito foi encontrado na ponte retificadora.


Para testar a fonte retificadora é simples, basta utilizar um multimetro na escala 10 ohms e colocando a ponta positiva no terminal ( + ) e o negativo no segundo e terceiro terminais, não pode haver conectividade, o mesmo teste deverá ser feito no terminal negativo, no meu caso o dito cuja acima estava em curto e tive que trocar por outro.

OBS: Como não tinha um igual tive que buscar detalhes de cada.

Ponte retificadora RS 405 L - Retificador de ponte 50 a 1000 volts uma fase monofásica de 4 ampéres
ponte retificadora RS 606   - Retificador de ponte de uma fase monofásica de 6 ampéres 50 a 1000 volts

Note que utilizei o RS 606.

 Não coloque outro retificador diferente, fiz isso só para poder testar a fonte.


Feita a troca e novo teste da fonte, tudo ok, fonte voltou a funcionar perfeitamente.
Para testar um fonte PC deve-se colocar carga na mesma e medir suas voltagens, no meu caso utilizei um HD e ligação direta.



Tiver dúvidas entre em contato.









Assombração botão Iniciar ( windows 8 )

Windows 8: ausência do botão Iniciar ainda é uma assombração


Mesmo meses após o lançamento do Windows 8, ainda existe um detalhe sobre ele que incomoda críticos e usuários.
 
 

O Windows 8 chegou ao mercado há vários meses e ainda não conseguiu conquistar o mesmo respeito que o antecessor (Windows 7) possui. E, entre as inúmeras novas funcionalidades e recursos inéditos que foram apresentados no sistema operacional, ainda há um detalhe que chama muito a atenção de consumidores e imprensa. E isso acontece negativamente, para o desespero da Microsoft.
Trata-se da ausência de um botão Iniciar na tela principal do sistema operacional. Um analista de mercado do IDC afirma que retirar o botão foi uma péssima decisão e que isso causa incômodos a uma grande quantidade de consumidores que estava habituada à utilização do Windows há muitos anos — como pessoas que utilizam o sistema desde as versões mais antigas.
O analista afirma ainda que as empresas responsáveis pela fabricação de computadores com o sistema operacional estariam pedindo para que o botão Iniciar fosse incluído no Windows 8 desde as primeiras versões de testes. Mesmo assim, não são esperadas alterações nos próximos meses e é bem possível que o Windows 8 continue como está até o fim de seus dias. Você sente falta dele?

A maior mudança visual no Windows 8 foi a retirada do Menu Iniciar antigo e a introdução da nova tela inicial do sistema. Embora muitos tenham aprovado a alteração, às vezes poderia ser útil abrir a nova interface em conjunto com a Área de trabalho, em vez de se tratar de uma tela que é aberta de forma completamente separada.
Assim, ela seria uma substituta mais “flexível” para o menu antigo do Windows, facilitando o acesso aos programas sem a necessidade de sair do desktop. Por isso, alguns desenvolvedores criaram aplicações como o ImmersiveTaille, que possibilita fazer exatamente essa tarefa: abrir a tela inicial como um complemento da Área de trabalho.
Se você quer saber como configurar o programa para realizar a tarefa, basta ler o tutorial abaixo.


Pré-requisitos:


Modificando a tela inicial

O ImmersiveTaille é um programa que possibilita customizar a tela inicial do Windows, fazendo com que ela seja exibida não como uma substituta da sua Área de trabalho, mas como uma telinha complementar. Logo ao abrir o programa, como padrão ele está com a interface em francês, mas, para modificar essa característica, basta clicar na bandeira presente na parte inferior da tela e escolher o idioma desejado.
O programa opera a partir de uma única tela dividida em três setores. No “Basic”, você pode definir o local da sua Área de trabalho no qual você deseja exibir a tela inicial. Para isso, basta clicar na caixa de seleção “Location of Startscreen” e escolher uma das alternativas disponíveis (em cima, embaixo, na direita, na esquerda e tela cheia + a Barra de ferramentas).

Logo ao escolher uma das alternativas, ela é imediatamente ativada, fazendo com que a tela inicial seja aberta na posição escolhida.


 Se você preferir, em “Advanced” é possível definir tanto um tamanho personalizado para a tela inicial quanto o tamanho ocupado por ela na Área de trabalho. Isso é feito preenchendo os valores desejados nos campos disponíveis.


 Para pré-visualizar os resultados, basta utilizar o botão “Overview”.


Quando tudo estiver conforme o desejado, não se esqueça de salvar as suas alterações para que elas passem a ter efeito. Na última aba do aplicativo, “Settings”, você encontra algumas configurações básicas para o programa, como definir que o aplicativo seja inicializado juntamente com o Windows, habilitar um ícone na Bandeja do sistema, entre outras.
Para voltar a tela inicial para a sua forma “original”, basta fechar o aplicativo (e desmarcar a opção para que ele seja inicializado em conjunto com o sistema).

sábado, 2 de março de 2013

Reparo Monitor Samsung SyncMaster 796mb


 Reparo monitor


 Problema encontrado: Liga mas não funciona ou fica dando zumbido.
Abrindo o monitor.


Estas aberturas são travas que se abrem com uma chave de fenda fina
basta colocar e empurar ( as travas irão soltar )


Depois de retirada a tampa traseira onde tem dois parafusos
e as travas, existe a tampa interna de proteção.


Retirando estes dois parafusos a tampa de proteção fica livre.





Selo da samsung no tubo.


Normalmente este defeito ocorre na entrada da fonte
e realizando um visão nos componentes tudo normal.


Pelo defeito apresentado, poderia ser ( Solda fria ou algum componente )
Fiz teste em diversos e tudo ok, mas ao retirar o capacitor encotrei o defeito.


O Pino do capacitor ( polo positivo ) lado direto estava solto.


Esse defeito pode ocorre, mas o capacitor visualmente parece perfeito.
Feita a substuição do mesmo ( 400V 220 uF ).


O monitor voltou ao seu funcionamento normal.

As vezes os problemas são simples.