Pesquisar este blog

CPT

CPT - Centro de Produções Técnicas

Postagens populares

quarta-feira, 30 de março de 2011

Placa mãe em detalhes

Veja a imagem e depois comento cada Item.
Sistema bastante simples.

Clik para Ampliar.

24-Pin Atx - Power Connector: Local onde é colocado o cabo que vem da fonte.

Memory Slot dual channel DDR2 : Local onde será colocada as memórias, estando as duas e se forem iguais, trabalharão em conjunto.

CPU Socket: Local onde será colocado o processador.

4-Pin Cpu Power connector: Local para colocar um dos cabos que vem da fonte e tem quatro entradas. ( não tem como ligar errado )

Rear I/O Panel: Entrada e saidas de conexões. ( Monitor - USB - Teclado - Mouse - ETC )

PCI Express X1 Slot: Local onde será colocada uma placa de Expansão.

PCI Slot: Local para adicionar placas extras. 

PCI Express X16 Slot: Local para adicionar placa de video extra.

Sata Connector 3Gb/s : Entradas Para HD - DVD sata com 3 Gigabytes por segundo.

IDE/PATA Connector : Entrada para HD - DVD Ide/Pata.

FDD Connector : Entrada do Drive de disquete.

Espero ter explicado um pouco cada parte da placa mãe, sabendo que outras placas também tem as mesmas saídas e em posições trocadas.


segunda-feira, 28 de março de 2011

Chip fotônico transfere dados a 1 terabit por segundo

Chip fotônico transfere dados a 1 terabit por segundo: "Com o tráfego de dados da internet aumentando em 50 por cento a cada ano, as empresas de telecomunicações sabem que logo terão que encontrar soluções radicalmente mais eficientes do que as atuais."

quarta-feira, 23 de março de 2011

Dissecando um Micro Computador

Boa tarde, muita gente tem curiosidade ainda de saber como é por dentro a sua CPU, ou gabinete, como é muito chamado.


Está é a CPU - Torre - Gabinete
Agora vamos retirar a tapa lateral.




Agora vou separar as partes internas e explicar cada uma.




Fonte do computador - Nela é feita a conexão de todos os periféricos internos do computador com suas voltagens, ela deverá ser ligada a um estabilizador e conectada à tomada da parede, que deverá ser aterrada, nela existe uma chave de voltagem que deve ser colocada na posição da voltagem a ser utilizada.





Placa Mãe - Parte Principal de um computador, ela que fará o controle de todas as informações, só que ela não trabalha sozinha, tem que ter ajuda do cérebro: das memórias, HD´s, Gravadores e Placas Adicionais (Não é obrigatório).
Nota importante: Tem diversas marcas e tipos, requer manual para identificá-las.






Processador - Este é o cerebro do computador, nele é realizado todas as funções que serão pedidas pelo usuário ou pelo sistema operacional, ele é colocado nesta base, o processador pode ser deste tipo ou de outra marca.

 Cooler - Esta peça é uma das mais importantes na questão de durabilidade do processador, porque ela tem a função de esfriamento do processador, quando ela fica defeituosa pode implicar na perda do equipamento. 
Nota importante: Cada processador tem um cooler expecifico. 





Memórias Ram - Como seu próprio nome diz, são utilizadas para memorizar ou guardar dados enquanto estiverem funcionando.
Nota importante: Existem diversas marcas e capacidade de armazenamento.




HD OU Winchester - Utilizado para guardar Dados e o sistema Operacional.

 Nota importante: Este também tem diversas marcas e capacidades, e mesmo o computador desligado os dados não se apagam.




Placa de vídeo - utilizada para mostrar na tela do computador tudo que está sendo executado, sabendo que muitas placas mãe já tem uma placa de vídeo incorporada, mas outra placa pode ser acoplada para melhorar a resolução gráfica.


Placa de Rede - Utilizada para realizar conexões entre computadores e também sistema de internet via cabo.
Nota importante: A maioria das placas mãe já a tem incorporada.




Placa de rede wireless - Utilizada para Internet via Rádio.


Placa de TV - Usada para ver tv e outras possibilidades.





Placa de som - Utilizada para reproduzir sons e sistema de gravação de voz.
Nota importante: A maioria das placas mãe já a tem incorporada.




Gravador de DVD - Unidade utilizada para realizar leitura de CD e DVD e Gravação de CD e DVD.



Gravador de Blu Ray - Unidade utilizada para realizar gravação com uma grande diferença, um DVD tem a capacidade de armazenamento de 4,7 GB um Blu Ray, tem a capacidade de armazenar 25 GB
Nota importante: Ele tambem lê DVD e grava.


Leitor de Cartão e porta USB - Utilizado como porta de leitura e gravação de cartões SD e USB.



Espero ter explicado o que é uma CPU e seu conteúdo.
Breve explicarei sobre Software de uma maneira simples.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Minha vida é Informática

Estou dando inicio a mais um blog, só que este blog será todo voltado para informática, do inicio dos primeiros computadores até agora, vou tentar falar o mais simples possível, ainda hoje existem muitas pessoas leigas no assunto.








Uma História Ilustrada da Informática


John Kopplin © 2002 João Kopplin © 2002
Os primeiros computadores eram pessoas! Ou seja, os computadores eletrônicos (e os computadores mais antigos mecânicos) receberam este nome porque eles realizaram o trabalho que tinha sido anteriormente atribuído às pessoas. "Computer" foi originalmente o título de um trabalho: era usado para descrever aqueles seres humanos (principalmente mulheres), cujo trabalho era realizar cálculos repetitivos necessários para calcular coisas como tabelas de navegação, horas das marés, e as posições planetárias para almanaques astronômicos. Imagine que você tivesse um emprego onde hora após hora, dia após dia, você estava a fazer nada além de computar multiplicações. Tédio rapidamente, em conjunto, levando ao descuido, levando a erros. E mesmo em seu melhor dia você não estaria produzindo respostas muito rápidas. Portanto, os inventores têm procurado por centenas de anos para uma forma de mecanizar (isto é, encontrar um mecanismo que pode executar) esta tarefa. 


Esta imagem mostra o que eram conhecidos como "contar tabelas" [foto de cortesia da IBM]


Uma operação de computador típico para trás quando os computadores eram pessoas.

O ábaco é uma ajuda precoce para cálculos matemáticos. Seu valor é apenas que ele ajuda a memória do ser humano realizar o cálculo. Um operador hábil ábaco pode trabalhar em problemas de adição e subtração na velocidade de uma pessoa equipado com uma calculadora de mão (multiplicação e divisão são mais lentos). O ábaco é muitas vezes erroneamente atribuídas à China. Na verdade, o mais antigo sobrevivente ábaco foi usado em 300 AC pelos babilônios. O ábaco ainda está em uso hoje, principalmente no Extremo Oriente. Um ábaco moderno é composto de anéis que deslizam sobre varas, mas a mais velha foto abaixo as datas a partir do momento pedras foram utilizadas para contar (a palavra "cálculo" vem da palavra latina que significa pedra).


Um ábaco muito antigo

 
Um ábaco mais moderno. Note como o ábaco é realmente apenas uma representação dos dedos humanos: os 5 anéis inferiores, em cada vara representam os 5 dedos e os 2 anéis superiores representam as duas mãos.


Em 1617 um excêntrico (alguns dizem louco) escocês chamado John Napier inventou logaritmos, que são uma tecnologia que permite a multiplicação de ser realizada por meio de aditamentoO ingrediente mágico é o logaritmo de cada um operando, que foi originalmente obtida de uma tabela impressa. Mas Napier também inventou uma alternativa às tabelas, onde os valores de logaritmo foram esculpidos em marfim varas que agora são chamados de ossos de Napier.


Um conjunto original dos Ossos de Napier [foto de cortesia da IBM]
 

Um conjunto de mais moderno dos Ossos de Napier


a invenção de Napier levou diretamente para a régua de cálculo, em primeiro lugar construído na Inglaterra em 1632 e ainda em uso em 1960, pelos engenheiros da NASA, Gemini e Apollo programas de Mercúrio, que levou homens à lua.


Uma régua de cálculo

Leonardo da Vinci (1452-1519) fez desenhos das artes-driven máquinas de calcular, mas aparentemente nunca construiu.





Um desenho de Leonardo da Vinci mostrando artes organizadas para a computação

O cálculo gear-driven primeira máquina a ser construído foi provavelmente o relógio de calcular, assim chamado por seu inventor, o professor alemão Wilhelm Schickard em 1623. Este dispositivo tem pouca publicidade porque Schickard morreu logo depois da peste bubônica.



Relógio Cálculo Schickard


Em 1642, Blaise Pascal, aos 19 anos, inventou a Pascaline como uma ajuda para seu pai que era coletor de impostos. Pascal construiu 50 desta calculadora uma função-gear-driven (só podia acrescentar), mas não conseguiu vender muitos devido ao seu custo exorbitante e porque eles realmente não eram tão precisos (naquele tempo não era possível fabricar engrenagens com a precisão exigida). Até a época atual, quando os painéis de automóveis foi digital, a parte do odómetro de velocímetro de um carro usado o mecanismo muito mesmo que o Pascaline para incrementar a roda ao lado depois de cada volta completa da roda anterior. Pascal foi uma criança prodígio. Na idade de 12 anos, ele foi descoberto fazendo sua versão da proposta de trigésimo segundo Euclides, no chão da cozinha. Pascal passou a inventar a teoria das probabilidades, a prensa hidráulica e da seringa. Mostrado abaixo é uma versão de 8 dígitos da Pascaline, e dois pontos de vista de uma versão de 6 dígitos: 


  Pascaline Pascal [Foto © 2002 IEEE]


 
Um modelo de 6 dígitos para aqueles que não podiam pagar o modelo de 8 dígitos 


A Pascaline abriu para que você possa observar as engrenagens e cilindros de rotação para mostrar o resultado numérico
Apenas alguns anos depois de Pascal, o alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (co-inventor do cálculo com Newton) conseguiu construir um quatro-função (adição, subtração, multiplicação e divisão) calculadora que ele chamou de reckoner intensificou porque, em vez de artes , empregou tambores caneladas com flautas dez organizadas em torno de sua circunferência, de forma escada. Embora o reckoner pisou empregado o sistema de numeração decimal (cada cilindro tinha 10 flautas), Leibniz foi o primeiro a defender o uso do sistema numérico binário, que é fundamental para o funcionamento dos computadores modernos. Leibniz é considerado um dos maiores filósofos, mas morreu pobre e sozinho.


Intensificadas Leibniz Reckoner (você já ouviu falar "calcular", referido como "acerto de contas"?)
Em 1801 o francês Joseph Marie Jacquard inventou um tear que poderiam basear a sua trama (e, portanto, o desenho no tecido) em um padrão automaticamente lidas a partir de cartões perfurados de madeira, reunidos em uma longa fila por uma corda. Descendentes destes cartões perfurados têm sido utilizados desde então (lembre-se do "pendura chad" do escrutínio presidencial na Flórida do ano de 2000?).
Tear Jacquard mostrando os tópicos e os cartões perfurados
 
Ao selecionar cartas especial para tear Jacquard você definiu o [Foto © 2002 IEEE] tecido padrão
Um close-up de um cartão Jacquard
 Esta tapeçaria foi tecida por um tear de Jacquard
 
A tecnologia de Jacquard era um benefício real para usineiros, mas colocar muitos tear operadores fora do trabalho. enfurecidos destruíram teares Jacquard e uma vez atacada Jacquard si mesmo. A história está cheia de exemplos de conflitos trabalhistas seguintes inovação tecnológica ainda mais os estudos mostram que, a tecnologia, em geral na verdade aumentou o número de postos de trabalho.
Em 1822, o Inglês matemático Charles Babbage era movido a vapor propondo uma máquina de calcular o tamanho de um quarto, que ele chamou de Difference Engine. Esta máquina seria capaz de calcular tabelas de números, tais como tábuas de logaritmos. Ele obteve financiamento do governo para este projeto devido à importância de tabelas numéricas em navegação oceânica. Ao promover as suas armadas comerciais e militares, o governo britânico conseguiu se tornar o maior império da Terra. Mas nesse espaço de tempo o governo britânico foi a publicação de um volume sete conjunto de tabelas de navegação que veio com um volume de companheiro de correcções que mostrou que o conjunto tinha mais de 1000 erros numéricos. Esperava-se que a máquina de Babbage poderia eliminar erros nesses tipos de tabelas. Mas a construção de diferenças de Babbage Engine provado extremamente difícil e o projeto logo se tornou o mais caro projeto do governo financiados até que ponto na história Inglês. Dez anos depois, o aparelho ainda estava longe de ser completa, abundavam acrimónia entre todos os envolvidos, e financiamento secou. O dispositivo nunca foi terminado.


Uma pequena parte do tipo de mecanismo utilizado em Difference Engine de Babbage [Foto © 2002 IEEE]
Babbage não se intimidou, e até então era sobre a sua próxima idéia, que ele chamou de motor analítico. Este dispositivo, grande como uma casa e alimentado por seis motores a vapor, seria mais de uso geral na natureza porque seria programável, graças à tecnologia de cartões perfurados de Jacquard. Mas foi Babbage, que fez um importante salto intelectual sobre os cartões perfurados. No tear de Jacquard, a presença ou ausência de cada furo no cartão fisicamente permite que um fio colorido para passar ou parar esse segmento (você pode ver isso claramente na foto anterior). Babbage viu que o padrão de furos poderia ser usada para representar uma idéia abstrata, como uma declaração do problema ou os dados primas necessárias para a solução desse problema é. Babbage viu que não havia exigência de que a questão problema em si fisicamente passam pelos buracos.
Além disso, Babbage percebeu que papel perfurado pode ser utilizado como um mecanismo de armazenamento, mantendo os números computados para referência futura. Por causa da conexão com o tear de Jacquard, Babbage chamou as duas partes principais do seu motor analítico "Loja" e "Moinho", como ambos os termos são utilizados na indústria de tecelagem. A loja foi onde os números foram realizadas e os Mill era onde estavam "tecido" em novos resultados. Em um computador moderno, essas mesmas partes são chamadas a unidade de memória e unidade de processamento central (CPU).
O motor analítico também tinha uma função fundamental que distingue os computadores de calculadoras: a instrução condicional. A instrução condicional permite que um programa para alcançar resultados diferentes cada vez que é executado. Com base na declaração condicional, o caminho do programa (isto é, que os comandos são executados ao lado) pode ser determinada com base em uma condição ou situação que é detectada no exato momento o programa está sendo executado.
Você já deve ter observado que um semáforo moderno, a um cruzamento entre uma rua movimentada e de uma rua menos movimentada vai deixar a luz verde na rua movimentada até que um carro se aproxima na rua menos movimentada. Este tipo de luz de rua é controlado por um programa de computador que pode detectar a aproximação de carros na rua menos movimentada. Naquele momento, quando a luz muda de verde para vermelho não é fixo no programa, mas varia de acordo com cada situação de tráfego. A instrução condicional no programa semáforo seria algo como, "se um carro se aproxima na rua menos movimentada e a rua mais movimentada já apreciou a luz verde, pelo menos, um minuto depois mover a luz verde para a rua menos movimentada". A instrução condicional também permite que um programa de reagir aos resultados dos seus próprios cálculos. Um exemplo seria o programa que a Receita Federal utiliza para detectar a fraude fiscal. Este primeiro programa calcula a responsabilidade de uma pessoa de impostos e então decide se a alertar a polícia com base em como pagamentos de impostos de pessoa que compare as suas obrigações.

  Babbage torna-se amigo de Ada Byron, filha do famoso poeta Lord Byron (Ada mais tarde se tornaria a condessa Lady Lovelace pelo casamento). Embora ela tinha apenas 19 anos, ela era fascinado pelas idéias de Babbage e através de cartas e reuniões com Babbage, ela aprendeu o suficiente sobre o projeto do motor analítico para começar a formar os programas para a máquina ainda não construídas. Embora Babbage se recusou a publicar o seu conhecimento para outro de 30 anos, Ada escreveu uma série de "Notas" no qual ela sequências de instruções detalhadas que ela tinha preparado para o motor analítico. O motor analítico permanecia por construir (o governo britânico se recusou a se envolver com este), mas Ada ganhou seu lugar na história como a primeira programadora de computadores. Ada inventou o sub-rotina e foi o primeiro a reconhecer a importância do looping. Babbage próprio passou a inventar o moderno sistema postal, cowcatchers em trens, e oftalmoscópio, que ainda hoje é usado para tratar o olho.
O próximo grande avanço ocorreu na América. A Constituição dos EUA afirma que um censo devem ser tomadas de todos os cidadãos dos EUA a cada 10 anos, a fim de determinar a representação dos estados no Congresso. Enquanto o primeiro censo de 1790 tinha apenas necessários nove meses, em 1880, a população dos EUA tinha crescido tanto que a contagem do censo de 1880 foi de 7,5 anos. Automation foi claramente necessária para o próximo censo. O Census Bureau ofereceu um prêmio para um inventor para ajudar com o censo de 1890 e este prémio foi ganho por Herman Hollerith, que propôs e aprovou com êxito, os cartões perfurados de Jacquard para efeitos de computação.

a invenção de Hollerith, conhecida como a mesa de Hollerith, consistia em um leitor de cartões que percebeu os buracos nas cartas, uma dirigida mecanismo de engrenagem que poderia contar (através do mecanismo de Pascal, que ainda vemos nos odômetros carro), e uma grande parede de indicadores de discagem ( um velocímetro do carro é um indicador de dial) para exibir os resultados da contagem.


O operador trabalha em um Posto de Hollerith como a abaixo
Elaboração de cartões perfurados para o censo dos EUA
Algumas mesas Hollerith existem ainda hoje [Foto de cortesia do Computador Museu]
 
Os padrões em cartões de Jacquard foi determinado quando uma tapeçaria foi projetado e, em seguida, não foram alterados. Hoje, poderíamos chamar isso de uma forma só de ler de armazenamento de informação. Hollerith teve o insight para converter os cartões perfurados para que hoje é chamado de leitura / gravação de tecnologia. Apesar de andar de trem, ele observou que o condutor não se limitou a soco cada bilhete, mas sim um soco a um determinado padrão de furos cujas posições indicou a altura aproximada, peso, cor dos olhos, etc, de o proprietário do bilhete. Isto foi feito para manter alguém de pegar um bilhete descartados e alegando que era dele próprio (um bilhete de trem não perde todo seu valor quando ele foi agredido porque o mesmo bilhete foi utilizada para cada perna da viagem). percebeu o quão útil seria dar um soco (escrever) novas placas baseadas em uma análise (leitura) de algum outro conjunto de cartas. análises complicadas, também envolvidos a ser realizado durante uma única passagem através dos cartões, pode ser realizado através de múltiplas passagens através dos cartões com cartões recém-impressos para lembrar os resultados intermediários. Desconhecido para Hollerith, Babbage tinha proposto isso muito antes.

técnica de Hollerith foi bem sucedida e o censo de 1890 foi concluída em apenas três anos em uma economia de 5 milhões de dólares. A parte interessante: a razão que uma pessoa que remove conteúdo impróprio de um livro ou filme é chamado de censor, como é uma pessoa que realiza um censo, é que na sociedade romana, o funcionário público chamado de "censor" tinha dois destes postos de trabalho.

Hollerith montou uma empresa, a Tabulating Machine Company que, após algumas aquisições, se tornou a International Business Machines, conhecida hoje como IBM.  IBM cresceu rapidamente e tornou-se onipresente cartões perfurados. A sua factura de gás chegaria a cada mês com um cartão perfurado que você teve que retornar com o seu pagamento. Este cartão perfurado registrados os dados da sua conta: seu nome, endereço, gás de uso, etc (imagino que houve alguns "hackers" nestes dias, que iria alterar os cartões perfurados para mudar a sua conta). Como outro exemplo, quando você entrou num caminho de pedágio (uma rodovia que cobra uma taxa de cada driver) que você recebeu um cartão perfurado que gravou onde você começou e, em seguida, quando você saiu do caminho de pedágio a sua taxa foi calculada com base nos milhas você dirigia. Quando você votou em uma eleição o voto que foi entregue era um cartão perfurado. Os pequenos pedaços de papel que são socou para fora da placa são chamados de "Chad", e foram lançados como confetes em casamentos. Até recentemente todos os cheques da Segurança Social e outros papéis emitidos pelo governo federal foram realmente cartões perfurados. A verificação de deslizamento dentro para fora um livro da biblioteca era um cartão perfurado. Escrito em todos esses cartões foi uma frase tão comum como "fechar a tampa antes de golpear": "não se dobra, eixo, ou mutilar". Um eixo foi um pico na posição vertical na mesa de um funcionário da contabilidade. Como ele concluiu o processamento de cada recepção que iria empalar-lo sobre este ponto. Quando o eixo estava cheia, ele ia correr um pedaço de barbante pelos furos, amarrar o pacote, e enviá-lo para fora para os arquivos. Ocasionalmente você ainda ver fusos em caixas registradoras restaurante.


 Dois tipos de cartões perfurados de computador


Aliás, a máquina de Hollerith censo foi a primeira máquina a ser sempre apresentados em uma capa de revista.


A IBM continuou a desenvolver calculadoras mecânicas para venda a empresas para ajudar com a contabilidade financeira e contabilidade de estoque. Uma característica de ambos contabilidade financeira e de contabilidade do inventário é que, embora você precisa subtrair, você não precisa de números negativos e você realmente não tem que multiplicar uma vez que a multiplicação pode ser feita através de adição repetida.
Mas os militares dos EUA desejado uma calculadora mecânica mais otimizado para computação científica. Até a Segunda Guerra Mundial os EUA tinham navios de guerra que poderia arremessar escudos que pesam tanto quanto um carro pequeno em distâncias de até 25 milhas. Físicos poderia escrever as equações que descreveram como arrastar atmosférica, o vento, a velocidade da gravidade, focinho, etc seria determinar a trajetória do reservatório. Mas resolver tais equações foi extremamente trabalhoso. Este foi o trabalho realizado pelos computadores humanos. Seus resultados serão publicados em balística "As tabelas de tiro", publicado em manuais de tiro. Durante a Segunda Guerra Mundial os militares dos EUA vasculhou o país à procura de majors (geralmente do sexo feminino) de matemática para contratar para o trabalho de computação dessas tabelas. Mas não o suficiente seres humanos poderia ser encontrada para manter-se com a necessidade de novas tabelas. Às vezes, peças de artilharia tinham que ser entregues ao campo de batalha sem tabelas de tiro necessário e isso significava que estavam perto de inútil, porque eles não poderiam ser destinados corretamente. Perante esta situação, os militares dos EUA estava disposto a investir em programas mesmo o cabelo de cérebros para automatizar este tipo de computação.
Um sucesso inicial foi o computador Harvard Mark I, que foi construída em parceria entre a Harvard e a IBM, em 1944. Este foi o primeiro computador programável digital feito nos EUA Mas não era um computador puramente eletrônica. Ao contrário, o Mark I foi construído a partir dos interruptores, relés, os eixos de giro, e embreagens. A máquina pesava 5 toneladas, constituída de 500 quilômetros de fios, foi de 8 metros de altura e 51 metros de comprimento, e tinha 50 pés de um eixo giratório execução de seu comprimento, acionada por um motor de 5 cavalos de potência elétrica. O Mark I correndo sem parar por 15 anos, soando como uma sala cheia de senhoras tricotando. Para avaliar a dimensão desta máquina nota quatro máquinas de escrever no primeiro plano da foto abaixo.

O Harvard Mark I: um computador eletro-mecânico
Você pode ver a 50 pés rotação do eixo na parte inferior da foto anterior. Essa haste foi uma fonte de energia central para toda a máquina. Esta característica de projeto é uma reminiscência dos dias em que waterpower foi usado para executar uma loja de máquina e cada torno ou outra ferramenta foi acionado por uma correia ligada a um único eixo de sobrecarga que foi transformada por uma roda d'água fora.


Um eixo central dirigido por uma roda d'água para fora e para cada máquina conectada por correias sobrecarga foi a fonte de alimentação habitual para todas as máquinas em uma fábrica
Aqui está um close-up de um dos Mark I de quatro leitores de fita de papel. Uma fita de papel foi uma melhoria sobre uma caixa de cartões perfurados como alguém que já caiu - e, portanto, embaralhados - sua "pilha" sabe.
Um dos quatro leitores de fita de papel sobre o Harvard Mark I (você pode observar o rolo de papel perfurado emergindo do fundo)
Um dos programadores da primário para o Mark I era uma mulher, Grace Hopper. Hopper encontrou o primeiro computador "bug": uma mariposa morta que tinha entrado a Mark I e cujas asas estavam bloqueando a leitura dos buracos na fita de papel. A palavra "bug" foi usada para descrever um defeito, pelo menos desde 1889, mas Hopper é creditado com inventar a palavra "depuração" para descrever a trabalhar para eliminar as falhas do programa.

  
O primeiro computador [Foto © 2002 IEEE] bug

Em 1953, Grace Hopper inventou a linguagem de alto nível em primeiro lugar, Esta linguagem tornou-se eventualmente COBOL que era a língua mais afetados pelo problema Y2K infame. Uma linguagem de alto nível é projetada para ser mais compreensíveis por seres humanos que é a linguagem binária entendida pela máquina de computação. Uma linguagem de alto nível é inútil sem um programa - conhecido como um compilador - a tradução para a linguagem binária do computador e, portanto, Grace Hopper também construiu o primeiro compilador o mundo. Grace permaneceu ativo como um contra-almirante na Reserva da Marinha, até que ela foi de 79 (outro recorde).


O Mark I operado em números de 23 dígitos, que foram largamente. Pode adicionar ou subtrair dois desses números em três décimos de segundo, multiplicá-los em quatro segundos, e dividi-los em dez segundos. Quarenta e cinco anos depois os computadores podem executar uma adição de um bilionésimo de um segundo! Mesmo que o Mark I tinha três quartos de um milhão de componentes, só podia armazenar 72 números! Hoje, os computadores domésticos podem armazenar 30 milhões de números na memória RAM e outros 10 bilhões de números em seu disco rígido. Hoje, um número pode ser puxada da memória RAM depois de um atraso de apenas alguns bilionésimos de segundo, e de um disco rígido após um atraso de apenas alguns milésimos de segundo. Esse tipo de velocidade é obviamente impossível para uma máquina que deve mover um eixo de rotação e é por isso que os computadores eletrônicos matou seus antecessores mecânicos.

Em uma nota de humor, o principal projetista do Mark I, Aiken, de Harvard, Howard, estimou em 1947 que seis computadores digitais eletrônicos seriam suficientes para satisfazer as necessidades de computação de todo o Estados Unidos. IBM encomendou este estudo para determinar se ele deve se preocupar desenvolvimento desta nova invenção em um de seus produtos-padrão (até então os computadores eram um-de-um-tipo itens construídos pelo regime especial). previsão de Aiken não era realmente tão ruim como havia poucas instituições (principalmente, o governo e militares) que poderia arcar com o custo do que foi chamado de um computador em 1947. Ele só não previu a revolução micro-eletrônica que permitiria algo semelhante a um computador IBM Stretch de 1959:


(Isso é apenas o operador de console, aqui está o resto de seu comprimento 33 pés:)


 a ser superado por um computador em casa, de 1976, como este Apple I, que foi vendido por apenas US $ 600:


A Apple 1, que foi vendido em um kit faça-você-mesmo (sem o estojo lindo visto aqui)
Os computadores tinham sido incrivelmente caro porque exigiam mão de montagem é assim, como a fiação visto neste CDC 7600:
fiação típica de um mainframe [Foto cedida Computer Museum] primeiros computadores
A revolução da microeletrônica é o que permitiu a quantidade de mão-crafted fiação visto na foto antes de ser produzido em massa como um circuito integrado que é uma pequena lasca de silício do tamanho de sua miniatura.
Um circuito integrado ("chip") [Foto de cortesia da IBM]
A principal vantagem de um circuito integrado não é que os transistores (chaves) são minúsculos (essa é a vantagem secundária), mas sim de milhões de transistores podem ser criados e interligados em um processo de produção em massa Todos os elementos do circuito integrado são fabricadas simultaneamente através de um pequeno número (talvez 12) de máscaras ópticas que definem a geometria de cada camada. Isso acelera o processo de fabricação do computador - e, consequentemente, reduz os seus custos - como imprensa de Gutenberg acelerou a fabricação de livros e assim tornou-os acessíveis a todos.

O computador IBM Stretch de 1959 precisava de seus 33 metros de comprimento para manter a 150.000 transistores que ele continha. Esses transistores eram tremendamente menor do que os tubos de vácuo que substituiu, mas eles ainda eram elementos individuais que requerem montagem. Até o início de 1980 este número de transistores podem ser simultaneamente fabricadas em um circuito integrado. Hoje Pentium 4 microprocessador contém 42 milhões de transistores nesse tamanho miniatura mesmo pedaço de silício.
É engraçado lembrar que entre a máquina de Stretch (que seria chamado de mainframe hoje) e do Apple I (um computador de mesa) que havia um segmento da indústria inteira denominada mini-computadores, tais como os seguintes PDP-12 do computador de 1969 :


O DEC PDP-12
Claro que parece "mini", hein? Mas nós estamos ficando à frente de nossa história.
Uma das primeiras tentativas de construir uma (eletrônico que é, sem engrenagens, cames, correias, eixos, etc) de um computador digital todas ocorreram em 1937 por JV Atanasoff, professor de física e matemática na Universidade de Iowa. Em 1941 ele e sua estudante de graduação, Clifford Berry, conseguiu construir uma máquina capaz de resolver 29 equações simultâneas com 29 incógnitas. Esta máquina foi a primeira a armazenar dados como uma carga em um capacitor, que é como os computadores armazenam informações de hoje em sua memória principal (DRAM ou RAM dinâmica). No que diz respeito aos seus inventores estavam cientes, também foi o primeiro a empregar aritmética binária. No entanto, a máquina não era programável, faltava-lhe um ramo condicional, seu projeto foi adequado para apenas um tipo de problema de matemática, e que não foi prosseguido, após a Segunda Guerra Mundial. É inventores nem sequer se preocuparam em preservar a máquina e foi desmontado por aqueles que foram para a sala onde estava abandonado.
O Atanasoff-Berry Computer [Foto © 2002 IEEE]
Outro candidato para o avô do computador moderno foi Colossus, construído durante a II Guerra Mundial pela Inglaterra com o objetivo de quebrar os códigos criptográficos utilizados pela Alemanha. Grã-Bretanha levou o mundo na concepção e construção de máquinas eletrônicas dedicadas ao código de quebra, e foi rotineiramente capaz de ler as transmissões de rádio codificados Alemanha. Mas definitivamente não era o Colosso de propósito geral, máquina reprogramável. Observe a presença de roldanas nas duas fotos do Colosso abaixo:

 Duas visões do Colosso código de quebra da Grã-Bretanha
  O Harvard Mark I, o computador Atanasoff-Berry, e o Colossus britânico todas as contribuições importantes . Americanos e britânicos foram os pioneiros do computador ainda discutem sobre quem foi o primeiro a fazer o que, quando em 1965 o trabalho do alemão Konrad Zuse foi publicado pela primeira vez em Inglês. Zuse construiu uma seqüência de computadores de uso geral na Alemanha nazista. O primeiro, o Z1, foi construído entre 1936 e 1938, no salão da casa de seus pais.
O Zuse Z1, na sua configuração residencial
terceira máquina de Zuse, o Z3, construído em 1941, foi provavelmente o primeiro operacionais de propósito geral, programável (isto é, controlados por software) do computador digital. Sem o conhecimento de qualquer dos inventores da máquina de calcular desde Leibniz (que viveu na década de 1600), Zuse reinventou conceito de Babbage de programação e decidiu por conta própria para empregar representação binária de números (Babbage havia defendido decimal). O Z3 foi destruído por um bombardeio dos Aliados. O Z1 e Z2 teve o mesmo destino e no Z4 só sobreviveu porque Zuse transportado em um vagão para as montanhas. Zuse realizações são ainda mais incrível, dado o contexto da escassez de material e mão de obra na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Zuse não poderia mesmo obter uma fita de papel que ele teve que fazer sua própria perfurando buracos em filmes descartados. Como essas máquinas eram desconhecidos fora da Alemanha, eles não influenciaram o caminho da informática na América. Mas sua arquitetura é idêntica à que ainda hoje em uso: uma unidade aritmética para fazer os cálculos, uma memória para armazenar números, um sistema de controle para supervisionar as operações e os dispositivos de entrada e saída para se conectar ao mundo externo. Zuse também inventou o que pôde ser a primeira linguagem de programação de alto nível ", Plankalkül", embora ele também era desconhecido fora da Alemanha.
O título do antepassado de hoje todos os computadores eletrônicos digitais é normalmente atribuído a ENIAC, que ficou para Electronic Numerical Integrator e Calculadora. ENIAC foi construído na Universidade da Pensilvânia, entre 1943 e 1945 por dois professores, John Mauchly e J. de 24 anos de idade Presper Eckert , que obteve financiamento do departamento de guerra depois de prometer que poderiam construir uma máquina que iria substituir todos os "computadores", ou seja, as mulheres que foram empregadas as tabelas de cálculo de queima para armas de artilharia do exército do. O dia em que Mauchly e Eckert viu a primeira parte pequena do trabalho ENIAC, as pessoas corriam para trazer ao seu laboratório para mostrar seus progressos foram alguns desses computadores do sexo feminino (um deles comentou: "Eu fui surpreendido que levou tudo isso equipamentos para multiplicar 5 por 1000 ").

ENIAC encheu uma sala de 20 por 40 metros, pesava 30 toneladas, e usado mais de 18 mil tubos de vácuo. Como o Mark I, leitores de cartão ENIAC empregada papel obtido a partir da IBM (que era um produto regular para a IBM, como eram uma parte muito estabelecida de máquinas de contabilidade das empresas, o forte da IBM). Quando em funcionamento, o ENIAC foi silenciosa, mas você sabia que era sobre como os 18.000 tubos de vácuo cada um calor residual gerado como uma lâmpada e todo este calor (174 mil watts de calor) significa que o computador só poderia ser operado em uma sala especialmente projetada com seus próprios pesados ​​sistema de ar condicionado. Apenas metade esquerda do ENIAC é visível na primeira foto, a metade direita era basicamente um espelho do que é visível.

  
Duas visões do ENIAC: "Electronic Numerical Integrator e calculadora" (note que não foi ainda dado o nome de computador desde os "computadores" eram pessoas) [EUA Exército foto]


Para reprogramar o ENIAC era necessário reorganizar o patch cords que você pode observar, à esquerda na foto anterior, e as configurações de 3000 opções que você pode observar à direita. Para programar um computador moderno, é tipo um programa com frases como:

Circunferência = diâmetro * 3,14

   
   
   
   
   
   
   
  

Para realizar esse cálculo no ENIAC era necessário reorganizar um grande número de patch cords e em seguida, localize três botões especial sobre a parede grande de botões e configurá-los para 3, 1 e 4.


Reprogramação ENIAC envolveu um aumento [dos EUA Exército foto]
Uma vez que o Exército concordou em financiar ENIAC, Mauchly e Eckert trabalhou todo o dia, sete dias por semana, esperando para completar a máquina em vez de contribuir para a guerra. Seu esforço de guerra era tão intensa que quase todos os dias eles comeram as 3 refeições na companhia do capitão do exército, que era a sua ligação com os seus patrocinadores militar. Eles foram autorizados uma pequena equipe, mas logo observou que eles podem contratar apenas os membros mais jovens da equipe da Universidade da Pensilvânia, porque os professores mais experientes sabiam que a sua máquina proposta nunca iria funcionar.

Um dos problemas mais óbvio foi que o projeto exigiria 18 mil tubos de vácuo para todos os trabalhos simultaneamente. Os tubos de vácuo foram tão péssimo que, mesmo 20 anos depois, muitas lojas de droga bairro desde um "testador de tubo" que permitiu que os proprietários de trazer os tubos de vácuo de seus aparelhos de televisão e determinar que um dos tubos estava causando sua televisão a falhar. E os aparelhos de televisão só incorporou cerca de 30 tubos de vácuo. O aparelho que utilizou o maior número de tubos de vácuo era um órgão eletrônico: incorporou 160 tubos. A idéia de que 18 mil tubos poderiam funcionar juntas foi considerado tão improvável que o fornecedor dominante de tubo de vácuo do dia, RCA, se recusou a participar do projeto (mas tubos de alimentação no interesse de "cooperação de guerra"). Eckert resolveu o problema da confiabilidade do tubo através de projeto de circuito extremamente cuidadoso. Ele era tão profundo que antes de escolher o tipo de fios de cabos, ele usaria no ENIAC, ele concorreu pela primeira vez uma experiência onde os ratos de laboratório fome por alguns dias e, em seguida, deu-lhes amostras de todos os tipos disponíveis de cabo para determinar que menos gostei para comer. Aqui está uma olhada em um pequeno número de tubos de vácuo no ENIAC:


Mesmo com 18 mil tubos de vácuo, o ENIAC só podia armazenar 20 números de cada vez. No entanto, graças à eliminação das partes móveis que funcionou muito mais rápido que o Mark I: a multiplicação que requereram 6 segundos sobre o Mark I podia ser realizada no ENIAC em 2,8 milésimos de segundo. ENIAC velocidade de clock de base foi de 100.000 ciclos por segundo. Os computadores de hoje em casa empregar velocidades de clock de 1.000 milhões de ciclos por segundo. Construído com US $ 500.000 do exército dos EUA, a primeira tarefa do ENIAC era para calcular se é ou não foi possível construir uma bomba de hidrogênio (a bomba atômica foi concluída durante a guerra e, portanto, é mais velho que ENIAC). O problema primeiro executado em ENIAC necessários apenas 20 segundos e foi verificado em relação a resposta obtida após quarenta horas de trabalho com uma calculadora mecânica. Depois de mastigar de meio milhão de cartões perfurados por seis semanas, o ENIAC fez nenhum favor a humanidade quando declarou a bomba de hidrogênio viável. Este programa permanece ENIAC primeiro classificado até hoje.


Depois ENIAC foi terminado e mostraram-se dignos do custo do seu desenvolvimento, seus designers se incumbiram de eliminar o fato desagradável de que a reprogramação do computador exigiu uma modificação física de todos os patch cords e switches. Levou dias para mudar programa do ENIAC. Eckert e Mauchly próxima uniram-se com o matemático John von Neumann ao projeto EDVAC, que inaugurou o programa armazenado. Porque ele foi o primeiro a publicar uma descrição deste novo computador, von Neumann é muitas vezes erroneamente creditado com a percepção de que o programa (ou seja, a seqüência de passos de computação) poderia ser representado apenas por via electrónica os dados como foi. Mas este grande avanço pode ser encontrado em notas longas Eckert, antes que ele começou a trabalhar com von Neumann. Eckert houve desleixo: enquanto no ensino médio Eckert marcou a segunda maior pontuação de matemática SAT em todo o país.

Após o ENIAC e o EDVAC vieram outros computadores com nomes humorísticos como ILLIAC, JOHNNIAC, e, claro, maníaco.ILLIAC foi construído na Universidade de Illinois em Champaign-Urbana, que é provavelmente porque o autor de ficção científica Arthur C. Clarke escolheu ter o computador HAL de seu famoso livro "2001: Uma Odisséia no Espaço" nasceu em Champaign-Urbana. HAL? Você já notou que você pode mudar cada uma das letras da IBM para trás por uma posição do alfabeto e começar HAL?


 ILLIAC II, construída na Universidade de Illinois (ele é uma coisa boa computadores eram um-de-um-tipo criações nestes dias, você pode imaginar sendo solicitado para duplicar isto?)

HAL do filme "2001: Uma Odisséia no Espaço". Look at the previous picture to understand why the movie makers in 1968 assumed computers of the future would be things you walk into. Olhe para a foto anterior para entender por que os criadores do filme, em 1968, assumiu computadores do futuro seria coisas que você entrar.
JOHNNIAC era uma referência a John von Neumann, que era inquestionavelmente um gênio. Aos 6 anos de idade, ele poderia dizer piadas em grego clássico. Aos 8, ele estava fazendo cálculos. Ele poderia recitar livros que tinha lido anos antes, palavra por palavra. Ele podia ler uma página do diretório de telefone e então recitá-lo para trás. Em uma ocasião ele levou von Neumann apenas 6 minutos para resolver um problema em sua cabeça que um outro professor havia passado horas sobre o uso de uma calculadora mecânica. Von Neumann é talvez a mais famosa (infame?) Como o homem que trabalhou o método complicado necessários para detonar uma bomba atômica.

Uma vez que o programa de computador foi representada por via electrónica, as modificações que o programa poderia acontecer tão rápido quanto o computador pode calcular. Na verdade, os programas de computador pode agora modificar-se, enquanto eles corriam (esses programas são chamados de programas de auto-modificação). Isto introduziu uma nova forma de um programa ao fracasso: falta de lógica no programa poderia fazer com que ele próprio para-se. Esta é uma fonte de falha de proteção geral famoso MS-DOS e a tela azul da morte famoso no Windows.

Hoje, uma das características mais notáveis ​​de um computador é o fato de que a sua capacidade de ser reprogramado lhe permite contribuir para uma ampla variedade de empreendimentos, tais como os seguintes campos totalmente independentes:
  • a criação de efeitos especiais para filmes,
  • a compressão de música para permitir que mais minutos de música para caber dentro da limitada memória de um leitor de MP3,
  • a observação da rotação dos pneus do carro para detectar e prevenir deslizamentos em um sistema anti-bloqueio de travagem (ABS),
  • a análise do estilo de escrita na obra de Shakespeare, com o objetivo de comprovar se o indivíduo era realmente responsável por todos esses pedaços. 
 
Até o final dos anos 1950, os computadores já não eram uma mão-de-um-tipo dispositivos construídos de propriedade apenas de universidades e laboratórios de pesquisa do governo. Eckert e Mauchly deixou a Universidade da Pensilvânia, devido a uma disputa sobre quem possuía a patente de sua invenção. Eles decidiram criar sua própria empresa. Seu primeiro produto foi o computador UNIVAC famoso, o primeiro comercial (ou seja, produzidos em massa) do computador. Na década de 50, UNIVAC (contração de "Universal Automatic Computer") foi a palavra de casa para "computador" assim como "Kleenex" é para "tecido". O primeiro UNIVAC foi vendido, muito apropriadamente, o Census Bureau. O UNIVAC foi também o primeiro computador a utilizar a fita magnética. Muitas pessoas ainda confundem a figura de um gravador de fita reel-to-reel com uma imagem de um computador mainframe.
A bobina a bobina da unidade de fita [Foto de cortesia do museu do computador]
ENIAC foi sem dúvida a origem da indústria de computadores comerciais dos EUA, mas seus inventores, Mauchly e Eckert, nunca conseguiu a fortuna de seu trabalho e sua companhia caiu em problemas financeiros e foi vendida com prejuízo. Em 1955 a IBM estava vendendo mais computadores do que UNIVAC e 1960, o grupo de oito empresas de venda de computadores era conhecido como "IBM e os Sete Anões". IBM se tornou tão dominante que o governo federal prossegue processos anti-trust contra eles 1969-1982 (observe o ritmo do sistema jurídico do nosso país). Você pode se perguntar que tipo de evento é necessário para desalojar uma indústria pesada. No caso da IBM, foi a sua decisão de contratar uma empresa desconhecida, mas agressivo chamado Microsoft para fornecer o software para seu computador pessoal (PC). Este lucrativo contrato permitiu que a Microsoft crescer tão dominante que até o ano de 2000 sua capitalização de mercado (o valor total de suas ações) foi o dobro da IBM e eles foram condenados na Justiça Federal de executar um monopólio ilegal.
Se você aprendeu de programação de computadores na década de 1970, lidou com o que hoje são chamados de computadores de grande porte, tais como o IBM 7090 (abaixo), o IBM 360, IBM ou 370.
O IBM 7094, um típico computador mainframe [Foto de cortesia da IBM]
 Havia duas maneiras de interagir com um mainframe.  O primeiro foi chamado compartilhamento de tempo, pois o computador deu a cada usuário uma pequena parte do tempo em uma forma robin-round.  Talvez seria 100 usuários simultaneamente conectados, cada digitação em um teletipo, como o seguinte:
 O teletipo era o mecanismo padrão usado para interagir com um computador de compartilhamento de tempo
Um teletipo era uma máquina motorizada que pode transmitir a sua digitação ao mainframe e em seguida imprimir a resposta do computador em seu rolo de papel. Você digitou uma única linha de texto, aperte o botão de retorno de carro, e esperei o teletipo para começar a impressão ruidosamente a resposta do computador (em um colossal 10 caracteres por segundo). No lado esquerdo do teletipo na imagem anterior é possível observar um leitor de fita de papel e escritor (isto é, perfurador). Aqui está um close-up de fita de papel:

Três pontos de vista de uma fita de papel
Depois de observar os buracos na fita de papel, talvez seja óbvio por que todos os computadores usam números binários para representar os dados: um pouco binário (isto é, um dígito de um número binário) só pode ter o valor de 0 ou 1 (tal como um dígito decimal só pode ter o valor de 0 a 9). Algo que só pode ter dois estados é muito fácil de fabricar, controlar e sentido. No caso da fita de papel, o buraco se tiver sido perfurado ou não tem. computadores eletro-mecânicos, como o Mark I relés utilizados para representar os dados por causa de um relé (que é apenas um interruptor accionado por motor) só pode ser aberta ou fechada. Os primeiros computadores totalmente eletrônicos utilizados tubos de vácuo através de interruptores: eles também foram abertos ou fechados. Transistores substituíram os tubos de vácuo, porque eles também podem atuar como interruptores, mas foram menores, mais baratos, e consumiu menos energia.

A fita de papel tem uma longa história também. Foi usado primeiramente como um meio de armazenamento de informações por Sir Charles Wheatstone, que é usado para armazenar o código Morse, que foi chegar através do telégrafo recém-inventado (aliás, Wheatstone foi também o inventor do acordeão).

A alternativa para compartilhamento de tempo foi o modo de processamento em lote, onde o computador dá toda a atenção a seu programa. Em troca de obter a plena atenção o computador em tempo de execução, você tem que concordar para preparar o seu programa off-line em uma máquina de perfurar-chave que geraram cartões perfurados.

  
Uma máquina IBM Key Punch, que funciona como uma máquina de escrever, exceto que ela produz cartões perfurados, em vez de uma folha de papel impressa

Os estudantes da universidade em 1970, comprou cartões em branco um metro linear de uma vez na livraria da universidade. Cada cartão pode conter apenas uma instrução do programa. Para submeter o seu programa para o mainframe, você colocou sua pilha de cartões no funil de um leitor de cartão. Seu programa deverá ser executado sempre que o computador tornou tão longe. Você muitas vezes submetidos a sua plataforma e depois fui para o jantar ou para a cama e voltou mais tarde na esperança de ver uma impressão de sucesso mostrando seus resultados. Obviamente, um programa executado em modo de lote não pode ser interativo.

Mas as coisas mudaram rapidamente. Até a década de 1990 um estudante universitário que normalmente possuem o seu próprio computador e ter uso exclusivo do mesmo em seu dormitório.

  
O IBM Personal Computer (PC)

Essa transformação foi resultado da invenção do microprocessador. Um microprocessador (UP) é um computador que é fabricado em um circuito integrado (IC). Os computadores tinham sido em torno de 20 anos antes do primeiro microprocessador foi desenvolvido pela Intel em 1971. O micro no microprocessador nome se refere ao tamanho físico. Intel não inventou o computador eletrônico. Mas eles foram os primeiros a ter sucesso em cramming um computador inteiro em um único chip (CI). Intel foi iniciada em 1968 e produzido inicialmente apenas a memória de semicondutores (Intel inventou o DRAM e a EPROM, duas tecnologias de memória que ainda estão indo forte hoje). Em 1969, eles foram abordados por Busicom, um fabricante japonês de calculadoras de alta performance (estes eram unidades de máquina de escrever empresas, a primeira camisa de bolso calculadora científica tamanho era o HP35 Hewlett-Packard introduzido em 1972). Busicom queria Intel para produzir chips de 12 calculadora personalizada: um chip dedicado para o teclado, outro chip dedicado à exibição, outro para a impressora, etc Mas os circuitos integrados eram (e são) caro para projetar e esta abordagem teria exigido a Busicom suportar a despesa total do desenvolvimento de 12 novos chips desde os 12 chips só seria útil para eles.

  
Uma calculadora de mesa típica Busicom

Mas um funcionário da Intel novo (Ted Hoff) convenceu Busicom ao invés aceitar um chip de computador de uso geral que, como todos os computadores, poderia ser reprogramada para muitas tarefas diferentes (como o controle de um teclado, um monitor, uma impressora, etc.) Intel argumentou que, desde o chip pode ser reprogramado para fins alternativos, o custo do desenvolvimento pode ser espalhados mais usuários e, portanto, seria menos dispendioso a cada utilizador. O computador de uso geral é adaptado a cada nova finalidade ao escrever um programa que é uma sequência de instruções armazenadas na memória (que passou a ser o forte da Intel). Busicom concordou em pagar a Intel para criar um chip de uso geral e para conseguir uma quebra de preços, dado que permitiria a Intel de vender o chip resultante para os outros. Mas o desenvolvimento do chip levou mais tempo do que o esperado e Busicom retirado do projeto. Intel sabia que tinha um vencedor por esse ponto e alegremente restituídas as de investimento Busicom apenas para ganhar direitos exclusivos para o dispositivo que terminou por conta própria.

Assim, tornou-se o Intel 4004, o primeiro microprocessador (UP). Os 4004 consistiu de 2.300 transistores e foi cronometrado em 108 kHz (ou seja, 108 mil vezes por segundo). Compare isso com os 42 milhões de transistores e clock de 2 GHz (ou seja, 2.000 milhões de vezes por segundo) utilizado em um Pentium 4. Um dos 4.004 chips da Intel ainda funções a bordo da Pioneer 10, que é agora o objeto feito pelo homem mais distante da Terra. Curiosamente, Busicom faliu e nunca acabou usando o microprocessador inovador.

Intel seguiram a 4004 com o 8008 e 8080. Intel preço do microprocessador 8080 em $ 360 dólares como um insulto ao mainframe IBM 360 da famosa que custou milhões de dólares. O 8080 foi utilizado no computador MITS Altair, que foi o primeiro computador do mundo pessoal (PC). Foi pessoal tudo bem: você tinha que construí-lo a partir de um kit de peças que chegou pelo correio. Este kit não inclui mesmo recinto e que é a razão pela qual a unidade mostrada abaixo não corresponde a imagem na capa da revista.


O Altair 8800, o primeiro PC
Um calouro de Harvard pelo nome de Bill Gates decidiu abandonar a faculdade para que ele pudesse se concentrar todo o seu tempo de escrever programas para este computador. Isso colocou cedo experiente Bill Gates no lugar certo na hora certa, uma vez a IBM decidiu padronizar os microprocessadores da Intel para a sua linha de PCs em 1981. O processador Intel Pentium 4 usado em PCs de hoje ainda é compatível com o Intel 8088 usado em primeiro PC da IBM.
Se você gostou deste história dos computadores, encorajo-vos a experimentar a sua própria mão a programação de um computador. Essa é a única maneira que você vai realmente vir a compreender os conceitos de repetição, sub-rotinas, alta e linguagens de baixo nível, bits e bytes, etc eu tenho escrito uma série de programas do Windows que ensinam programação de computador em um divertimento, visualmente atraente definição. Eu começo meus alunos em uma calculadora programável RPN onde aprendemos sobre programas, declarações, programa e memória de dados, rotinas, erros de lógica e sintaxe, pilhas, etc Em seguida, passamos para um microprocessador de 8051 (que acontece ser o microprocessador mais difundida na terra), onde aprendemos sobre microprocessadores, bits e bytes, a linguagem assembly, modos de endereçamento, etc Finalmente, pós-graduação para a linguagem mais poderosa em uso hoje: C + + ("C plus plus" pronunciado). Estes programas do Windows são acompanhados por um livro no valor de documentação on-line que serve como um guia de auto-estudo, permitindo-lhe para ensinar programação de computadores-se! A home page (URL) para este conjunto de software é www.computersciencelab.com .

Bibliography: Bibliografia:
"ENIAC: triunfos e tragédias do primeiro computador do mundo" por Scott McCartney.
Todo o texto acima foi retirado do site: http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/History.htm