Pesquisar este blog

CPT

CPT - Centro de Produções Técnicas

Postagens populares

terça-feira, 15 de julho de 2014

Desmontando Tablet Positivo Governo - Escolas Públicas.

Como não encontrei na net um tutorial falando sobre o assunto, criei esse para ajudar outras pessoas que querem realizar modificações ou reparar seu Tablet.
OBS: Abrir um tablet requer um pouco de conhecimentos, não me responsabilizo por erros de pessoas que não são habilitadas, um erro pode ser fatal para o equipamento.


Então vamos lá, primeira coisa é retirar a bateria.


Agora retire todos os parafusos marcados.


Destravar o teclado, em cada ponto vermelho, colocar uma chave pequena e apertar, com outra chave levantar com cuidado e o teclado poderá ser removido, cuidado com o cabo Flat.


Abrir a trava do teclado e retirar o cabo flat.


Retirar Painel de proteção da placa interna.


Retirar cabos flat e pente de memoria.


Retirar parafusos internos


Retirar cabo flat do HD
OBS: Cuidado ao retirar, existe uma trava plástica protegendo o cabo, use chave pequena
para não danificar.


Retirar tampa traseira para poder soltar tampa dianteira.


Para retirar a tampa de proteção da placa use um cartão para não danificar o tablet, a parte ruim de retirar
é a parte traseira, porque o monitor atrapalha sua retirada, tenha cuidado para não quebrar, tendo retirado
a tampa, vai ter acesso a placa, breve darei continuidade com a retirada da placas.


quarta-feira, 2 de julho de 2014

Programas para testar o PC ( Detalhes )

Para voce que se preocupa com sua maquina e quer saber qual o seu desempenho, farei uma breve sobre alguns programas e voce escolhe qual a sua opção, vamos lá.

PCMark

 
O PCMark é voltado para a medição do desempenho geral do PC. Ele faz diversos testes que cobrem o uso do do equipamento como um todo, sendo o menos específico possível, para poder obter uma visão completa da performance da máquina analisada. Com esse programa, o usuário passa a ter uma noção real da velocidade do PC frente a outras máquinas. Ele tem uma versão gratuita com funções limitadas, mas que já serve para ver como anda seu PC.
Não é preciso fazer muita coisa para usar o programa, pois tudo acontece de maneira automática. Você só pede para fazer o benchmark e depois espera pela apresentação final dos resultados. Na seqüência, você pode comparar os resultados apresentados pelo PCMark com aqueles que foram obtidos por outras pessoas.

3DMark


Voltado para placas de vídeo, o 3D Mark é considerado um dos melhores medidores de desempenho gráfico de PC´s rodando programas, jogos pesados e que precisam de recursos em 3D. Ele também tem versões para smartphones e tablets. Para a plataforma Windows o programa é oferecido em diferentes versões que são atreladas à versão do DirectX que estiver instalado no computador. A amarração serve para que o programa possa fazer uma medição com a maior precisão possível. O programa também tem uma versão gratuita com menos recursos e segue a mesma simplicidade do PCMark, até porque ambos são feitos pela mesma empresa.

AIDA64


Focado mais na análise do hardware, o AIDA64 também tem uma opção de benchmark. Quem já conhece o programa não deverá se surpreender com isso, pois ele é um programa bastante completo, mesmo na versão gratuita para uso por 30 dias. A opção de bechmark do programa fica no final do menu na tela principal do AIDA64, no lado esquerdo. Na versão em inglês a opção tem o nome de “benchmark” e se estiver traduzido, ela é chamada de “comparações”.
A opção permite fazer os benchmarks, clicando no item desejado para obter os resultados e as comparações do desempenho de seu PC com o de outros computadores. Dentre as opções de comparação disponibilizadas pelo programa estão testes de memória RAM, CPU e de Pontos Flutuantes (FPU) e vários outros. Apesar de não ser um programa focado em benchmark, vale a pena fazer alguns testes e descobrir como está o seu PC no ponto de vista do AIDA64.

POWERMARK



Saber até onde aguenta a bateria de um notebook também é muito importante e para ajudá-lo, o Powermark é uma boa opção. Produzido pela mesma empresa que faz o 3DMark e PCMark, o programa testa o consumo e a autonomia de energia em notebooks, laptops, tablets e outros dispositivos alimentados por bateria que executam o sistema operacional Windows.
O Powermark proporciona um teste consistente e preciso que lhe dará uma noção mais completa para aplicar no uso de seu equipamento. Ele conta com um conjunto de testes padrão, com um nível de personalização considerável. Alé disso, ele pode ser executado tanto a partir de uma interface gráfica quanto de uma interface de linha de comandos.

Crysta Diskmark

  
Por ser extremamente mecânico, o disco rígido tradicional é uma das partes do computador que pode diminuir bastante o desempenho do PC. Mas com a ajuda do Crystal Diskmark você pode saber mais sobre o disco do seu equipamento e minimizar a possível lentidão causada por ele. Mas o programa vai além da tarefa de analisar o HD, ele pode executar testes em qualquer drive que esteja mapeado em seu computador, seja ele um disco rígido, pendrive ou unidade de rede – no caso deste último, a velocidade a ser medida é a da rede, não a do dispositivo em si.


BootRacer
 

Quando o sistema demora para carregar, ele termina atrapalhado o uso do computador. Nessa situação, a primeira coisa a ser feita é mensurar o tempo de boot e então tentar descobrir a causa e uma maneira de contornar o problema. Para a primeira tarefa existe o BootRacer, um aplicativo que serve para medir o tempo que seu PC demora para carregar o Windows. Com o BootRacer você pode gravar um tempo de referência, para servir de comparação para os outros. Assim, você pode ter certeza da lentidão do computador e do agravamento ou não do problema.

SiSoftware Sandra


O SiSoftware Sandra fecha a nossa lista de aplicativos de benchmark. Ele é um programa que além de mostrar diversos aspectos do seu PC, também traz várias opções de benchmark. Ele pode medir o desempenho geral do PC, do processador, das máquinas virtuais instaladas (.NET e Java), da placa de vídeo, dos discos, da memória e da rede. O melhor de tudo é que ele pode ser usado gratuitamente para testar.
Cada um desses programas tem a sua particularidade e pode ajudar o usuário a encontrar o melhor caminho para alcançar seu objetivo. Seja para escolher o melhor PC, placa de vídeo, HD ou simplesmente para descobrir um gargalo no desempenho. Porém eles não são os únicos, existem muitos outros e destacamos aqui apenas os que mais se sobressaem. Vale a pena testá-los para descobrir qual deles é a melhor opção para o seu objetivo. No final, aquele que resolver o seu problema, ao menos para você, será o melhor.

Dúvidas entre em contato.


terça-feira, 1 de julho de 2014

Dica - Troque a placa-mãe do computador sem precisar formatar o Windows

Peguei essa dica do blog do Claudio, muito boa e funcional.


Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?


O artigo que trago para vocês hoje explica alguns métodos sobre como trocar a placa-mãe do computador sem a necessidade de reinstalação (formatação) do Windows.
Qualquer método, e isso não vale somente para informática, não é 100% eficaz. Antes de tentar qualquer um dos métodos descritos aqui é imprescindível que seja feito backup dos arquivos do computador e também que seja criada uma imagem do sistema para restaurá-la em caso de problemas. Existem casos em que será necessária a reinstalação, portanto esteja preparado.

Para os casos em que a placa-mãe tenha sofrido algum dano este método é muito útil, pois muitas vezes o usuário não teve tempo suficiente para realizar um backup eficiente. Além disso, é extremamente desgastante ter que fazer backup dos arquivos, instalar todos os programas novamente, configurá-los e deixar o Windows com a nossa "cara", instalar todos os drivers, etc. Muitas vezes os softwares que temos instalados já foram descontinuados e são de extrema importância, em casos como este vale a pena uma tentativa antes de partir para a formatação.
Bem, chega de papo, vamos direto ao que interessa! :-]


Método 1 – Trocando os arquivos da pasta system32. Aplicado antes de mover o HD.
Bem, o método 1 só funciona no Windows XP, mas ele é bem simples.
1- Faça o download dos arquivos clicando aqui.
2 – Após o download, extraia os arquivos.
3- Agora copie os arquivos Atapi.sys, Intelide.sys, Pciide.sys, Pciidex.sys para a pasta C:\Windows\System32\Drivers. Se perguntar se deseja substituir os arquivos clique em "Sim para todos".
4- Logo após copiar os arquivos, retorne à pasta que você extraiu os arquivos e dê um duplo clique no arquivo Mergeide.reg e logo em seguida em Sim.
5- Agora DESLIGUE o computador e transfira seu HD para a máquina nova. Logo após iniciar o computador basta instalar os drivers da nova placa.

Editado em 21/01/2013, às 12:15h
Obs.: É preciso entrar no BIOS / Setup da placa-mãe nova e mudar a opção da controladora SATA de AHCI para IDE legacy.

Método 2 – Instalando os drivers IDE/ATA padrão. Aplicado antes de mover o HD.
Esse procedimento funciona no Windows XP e 7, eu mesmo já testei e funcionou!
1- Vá em Iniciar > Painel de Controle > Sistema
2- Clique na aba Hardware e logo em seguida em Gerenciador de Dispositivos.
3- Abra Controladores ATA IDE / ATAPI, clicando no sinal +
4- Clique com o botão direito sobre o primeiro controlador na lista e Selecione Atualizar controlador conforme figura abaixo (é claro que não vai ser igualzinho no seu computador mas será semelhante a isso :-] )
5- Quando perguntar “O Windows pode conectar ao Windows Update e pesquisar?” Selecione “Não, não desta vez, e clique em Avançar.
6- Selecione “Instalar a partir de uma lista ou local específico” e clique em Avançar.
7- Selecione “Não procurar. Eu escolherei o controlador a instalar” e clique em“Avançar”.
8- Selecionar “Controlador Duplo Padrão PCI IDE” e clique em “Avançar”.
9- Clique em “Não” no momento que pedir para Reiniciar.
10- Agora desligue o computador, remova a unidade de disco rígido e instale em outro computador.

Editado em 21/01/2013, às 12:15h
Obs.: É preciso entrar no BIOS / Setup da placa-mãe nova e mudar a opção da controladora SATA de AHCI para IDE legacy.

Método 3 – Utilizando o Ultimate Boot CD. Aplicado depois de mover o HD
Funciona no Windows XP (Não testei com o Windows 7)
1- Baixe a última versao do UBCD4WIN clicando aqui.
2- Crie o disco do UBCD4WIN e grave em CD.
3- Inicie o computador com UBCD4WIN. Este é o computador que ”recebeu” o HD que ja tinha o Windows XP instalado e veio de outro micro.
4- Apos o carregamento do UBCD4WIN clique em “Registry Tools >Fix HDC ”
5- Pressione a tecla “M” no teclado para iniciar a opcao “Update Massstorage Drivers”.
6- Quando ele foi concluído, pressione qualquer tecla para continuar e reinicie o computador.

Editado em 21/01/2013, às 12:15h
Obs.: É preciso entrar no BIOS / Setup da placa-mãe nova e mudar a opção da controladora SATA de AHCI para IDE legacy.

Método 4 – Usar a ferramenta "sysprep" do próprio Windows
Funciona em XP, Vista, Seven, Server…
1 - No executar digite cmd (enter);
2 - Digite: cd windows (se esta for a pasta do windows) (enter);
3 - Digite: cd system32 (enter);
4 - Digite: cd sysprep (enter);
5 - Digite a seguinte linha de comando para acionar a ferramenta:sysprep.exe /oobe /shutdown /generalize (enter)

Editado em 21/01/2013, às 12:15h
Obs.: É preciso entrar no BIOS / Setup da placa-mãe nova e mudar a opção da controladora SATA de AHCI para IDE legacy.
Digitando o comando anterior o software irá limpar todas as configurações de drivers do sistema e desligará o computador.
Assim que desligar, troque a placa-mãe e aguarde a reconfiguração do sistema.
É pratico e funciona muito bem.

Espero que tenham gostado. Façam seus testes e comentem os resultados aqui. Lembrando que após transferir o HD para outra máquina é necessário instalar os drivers da placa-mãe. Caso tenham alguma dúvida farei o possível para tentar ajudar.

$orte e $ucesso,

Claudio R E Boaventura